sábado, 3 de setembro de 2016

Sem devolução

Na viagenzinha matinal pelo Facebook, deparei-me com esta notícia da revista Visão.

Infelizmente, já todos sabemos que há pessoas que vêem nos animais um acessório que ajuda a compor o outfit. Enfim, há quem use pulseiras, carteiras, sapatos e há quem use animais. Sobre estas pessoas tenho apenas duas palavras a dizer: são estúpidas.

Ler este artigo da Visão é doloroso. Que raio de pessoas são estas que arranjam animais porque determinada raça está na moda e porque este ou aquele famoso também tem um e depois acabam por ver-se livres deles quando chegam à idade em que começam a adoecer e a precisar de mais cuidados? E que raio de besta devolve um cão porque não combina com o sofá? O cão é que devia poder devolver o humano que lhe calhou na rifa porque gente assim não merece um animal.

Cães, gatos ou outros bichos não são simples moda. São amigos que arranjamos para o tempo que durar a vida deles, pois é mais curta do que a dos humanos (excepção feita a alguns bichos que duram mais do que nós, mas são poucos). Quando trazemos um animal para casa, trazemos alguém que só nos terá a nós e que, assim, de nós dependerá sempre. Mesmo que não apeteça limpar a caixa de areia, mudar-lhes a água ou levantar do sofá para dar-lhes mais comida, há uma coisa que nos deve gritar na cabeça: eles só nos têm a nós para essas coisas todas. Não nos limpam a casa, não nos fazem o almoço, se calhar têm menos funcionalidades do que uma Bimby! Azar: eles dão-nos o que têm, seja a sua companhia, o seu afecto, a sua presença em todos os momentos. Sentem quando lhes causamos dor, têm fome se somos preguiçosos e negligentes e não os alimentamos, precisam de passear ou de uma caixa de areia limpa, mesmo que não nos apeteça sair da cama para o fazer. Ao trazê-los para casa, não trouxemos um peluche inanimado que não precisa de nada. Foi uma opção que tomámos e por isso temos de sustentá-la até ao fim. Devolver um animal porque ficou velho ou porque não dá com o mobiliário é cretinice pura. Quem o faz merecia também ser devolvido, mas dúvido que alguém aceite esse lixo de volta.

Sem comentários:

Enviar um comentário