domingo, 4 de outubro de 2015

Visita ao início de tudo

O meu moço começou a votar na escola onde fiz os meus dois primeiros anos e meio de ensino básico. Ou seja, vai, a partir de agora, votar no estabelecimento de ensino onde aprendi a ler. Eu, infelizmente e até que o cartão do cidadão caduque, continuarei a votar na escola onde concluí o último ano e meio do primeiro ciclo do ensino básico. 

Claro que não perdi a oportunidade de ir com ele e de visitar a escola, até porque desde que saí de lá (mais ou menos no mês de Março de 1994, vejam bem!), nunca mais lá entrei. Queria muito poder ver a escola novamente, mas nunca foi possível. Hoje, enquanto acompanhante de um eleitor, entrei no pátio onde brinquei tanto, passei junto ao gradeamento onde, num certo dia, entalei a minha cabeça (nem perguntem...), entrei no edifício pela porta junto da qual enchi um casaco de tinta, devido ao inteligente facto de me ter encostado a uma parede acabada de pintar... Depois, lá dentro, o moço foi votar na sala que eu recordo como o “polivalente”, a sala onde víamos filmes, assistíamos a palestras (sabíamos lá nós na altura o que era uma “palestra”) e onde, para mal dos nossos pecados, nos davam o maldito elixir bucal que tão mal sabia. Depois, afastei-me um pouco da sala e, num esforço de memória, apercebi-me de que estava em frente à sala quatro. Hoje era mais uma mesa de voto, mas para mim foi uma viagem no tempo: foi a minha sala de aulas, foi ali que aprendi a ler e a escrever. E o mais giro é que do lado de fora consegui ver a paisagem que se via pelas janelas e recordei-me de uma das minhas memórias mais antigas: no meu primeiro ou segundo ano, umas semanas antes do Natal, estávamos naquela sala a pintar desenhos alusivos à quadra natalícia, usando lápis de cera. O céu estava muito cinzento e o dia de escola estava quase a terminar. A minha mãe iria buscar-me dali a pouco. Lembro-me, é essa a minha memória, de estar a olhar lá para fora e daquilo que via pela janela. Foi o mesmo que vi hoje.

Para o comum dos mortais, vale o que vale. Mas para mim valeu muito porque gostei bastante daquela escola, fui muito feliz ali dentro e saí tão de um dia para o outro que nunca tive a oportunidade de despedir-me daquele lugar como devia ser. Tirando uma ou outra imagem, na minha memória era impossível reconstituir aquele espaço e hoje consegui dar um novo formato às coisas de que ainda me lembrava. A sala quatro, do pouco que consegui ver além das janelas, pareceu-me igual àquilo que recordava e até a cor da parede do fundo fez soar um certo alarme na minha memória. Lembro-me perfeitamente de estar concentradíssima a desenhar, pelas primeiras vezes, a letra “f” manuscrita. Agarrando o lápis com força e com a minha falta de jeito para a caligrafia bonita (que felizmente acabou por entrar na minha vida mais tarde, ali pelo final do secundário), ia desenhando aquela letra tão cheia de voltas e de rodopios, bailarina em cadernos pautados, tirana dos jovens aprendizes. Foi ali, naquela sala, que a minha vasta biblioteca começou a tomar forma, ainda que só na minha cabeça e apenas através das histórias que nos contavam. Foi ali que a leitora que hoje sou nasceu e isso, tão meu, não deixa de ser importante para mim.

É engraçado como um dia de eleições pode ganhar outra dimensão com este simples passeio a um lugar onde fui feliz, ao lugar onde tudo começou. Bem poderão dizer que isto é parvoíce, que se não fosse naquela escola, seria noutra qualquer porque aprender a ler, toda a gente aprende, seja onde for. Até pode ser. Mas há um pormenor: é que fui mesmo feliz ali, fui feliz a aprender as primeiras letras naquela sala, naquela escola pública que servia um público tão carenciado de bairros complicados aqui perto e que o fazia tão bem, especialmente se considerarmos que foi há mais de vinte anos. Aquele foi um lugar que me ficou para sempre no coração e que tive pena de nunca mais ver por dentro. Pude fazê-lo hoje e pude, finalmente, voltar a ver-me numa mesa pequenina, com os pés a balançarem por não chegarem ao chão, a pintar com lápis de cera ou a desenhar “f”... Pude, no fundo, ver-me no princípio de tudo o que sou agora.

4 comentários:

  1. Tão giro :) Eu voltei à minha escola primária no final do 12º ano, quando precisámos de um espaço extra para um evento e acabaram por enviar os mais velhos para uma escola primária só para nós. Pareceu-me tudo tão pequeno, mas achei simbólico: o fim da escolaridade a terminar onde tudo começou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganhamos um afecto especial pelos lugares da nossa infância. Mais ainda quando fomos felizes neles como eu fui naquela escola. Tinha muita pena por nunca mais ter voltado e por não me recordar de tantas coisas. Hoje pude recordar alguns por enores, embora tivesse gostado de dar uma voltinha maior pelo sítio. Mais memórias surgiriam, com certeza. :)

      Eliminar
    2. É verdade :) Pode ser que nas próximas eleições possas dar uma volta maior pela escola e ver mais cantinhos!

      Eliminar
  2. Se calhar, passaste por mim e nem sabes, nem tu, nem eu!!
    Eu não voto na escola onde andei. Agora vivo noutro local e a minha primária não é um dos locais onde se vota. Mas já cheguei a ir lá uns anos depois de ir para outro estabelecimento de ensino. Na verdade. Houve ali um período em que a minha escola primária esteve em obras, e voltar lá uns tempos e ratos depois, já foi estranho, quanto mais, anos =)
    ***

    ResponderEliminar