sábado, 3 de outubro de 2015

O "espanta espíritos"

Gostaria de perceber o que leva algumas pessoas a gostarem de ter em casa aquelas coisas horrendas a que chamam "espanta espíritos". Visualmente são objectos horríveis, do ponto de vista auditivo são pura poluição sonora e, como se não bastasse, não servem para nada.

Algures no prédio em frente àquele onde moro, alguém terá uma coisa dessas e é lindo ver-me a olhar para a frente, enquanto estendo a roupa, à espera de ver passar um rebanho de ovelhas. Depois recordo-me de que o som de badalos não vem de carneiros lanzudos, mas sim da coisa mais inútil do mundo: o "espanta espíritos" (ou, noutras versões, o "caçador de sonhos"). Melhor ainda é perceber que há páginas na internet que ensinam a "fazer o seu próprio "espanta espíritos". Sim, porque aquilo já é lindo e útil que se farta para ainda acabarmos a ter trabalho a fazê-lo. Aquilo nem devia chamar-se "espanta espíritos", devia ser mais "estoura nervos". Quanto ao nome alternativo, "caçador de sonhos", faz-me mais sentido, uma vez que ao pé de uma preciosidade daquelas não há alma neste mundo que seja capaz de dormir. 

3 comentários:

  1. ahahaha, ri-me imenso com este post. Eu confesso, tenho um espanta espírito (não sabia que também se chamava caçador de sonhos!). Foi-me oferecido e tem um significado especial por isso mesmo, mas guardo-o dentro de portas, no puxador de um armário. Para não dar cabo dos nervos, quando mexo no armário tiro-o, senão é um bocado irritante, sim...

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de caçadores de sonhos!! Mas não são espanta espíritos, nem fazem barulho! É isto: http://uratex.com.ph/blog/wp-content/uploads/2014/11/Dreamcatcher-Design.jpg ^^

    Nunca tinha associado os espanta espíritos a rebanhos de ovelhas, mas já agora, está muito bem pensado. Ao início até tem piada, mas depois o barulhinho que fazem faz qualquer alminha passar-se =P
    ***

    ResponderEliminar