segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O medo e o lucro

Hoje dei por mim a pensar que os veterinários têm um aspecto que lhes impulsiona o negócio: o medo que os donos dos animais têm de que eles, de alguma forma, passem mal ou estejam desconfortáveis. Não digo que não são bons profissionais, nada disso. Felizmente o Sr. Gato tem sido sempre bem atendido por veterinárias pacientes e simpáticas que fazem tudo para que ele esteja bem. Até agora não tenho qualquer razão de queixa, bem pelo contrário.

Então por que digo isto? Bom, como expliquei antes, o Sr. Gato vomitou umas quantas vezes e à terceira decidi que era tempo de correr ao veterinário. Paguei a consulta, duas latinhas de comida especial para casos como este e vim para casa com mais duas amostras de ração «Gastro-intestinal» de marcas diferentes para ele comer durante o fim de semana. Hoje deveria dar o feedback da dieta à veterinária. Liguei para lá mal abriu da parte da tarde e expliquei que o desgraçado do bicho tinha abominado as latinhas (parecia que lhe estavam a oferecer veneno), tinha odiado uma das marcas de ração, tinha aspirado a outra e não voltara a vomitar. Os cem gramas da ração de que gostou foram a única coisa que comeu durante o fim de semana e até há uma hora atrás. Então foi-me dito que tinha trazido para casa as latinhas e as duas amostras de ração para perceber de qual ele gostava mais, de forma a comprarmos depois um saco maior para a dieta ser prolongada até podermos voltar a introduzir a ração normal na alimentação do bicho. Perguntei o preço do saco mais pequeno que tinham (dois quilogramas) e eis que até se me estalou um tímpano: trinta e três suados euros.Ora, apesar do preço farfalhudo, tendo em conta que o desgraçado comeu cem miseráveis gramas de ração em dois dias e pouco, lá me abalei até ao consultório, comprei o saco da dita e quase voei para casa de forma a pôr o pobre gato a comer qualquer coisa. 

E é isto. Assim em dois dias deixei uns bons trocos no veterinário. Se me arrependo? Claro que não. Já aqui disse e repito que é impensável arranjar um animal se depois não for para o tratar o melhor que posso. Felizmente, temos podido proporcionar isto ao Sr. Gato. No entanto não deixo de pensar que este meu receio que me leva a voar para o veterinário porque não quero o bicho a passar fome é muito lucrativo para os veterinários e até para as marcas de alimentos para animais. E assim como eu tenho este medo, há muitos outros donos que o terão e que não pensam duas vezes na hora de proporcionar o melhor aos seus bichos para que se sintam bem. Conheço muitos casos em que isso acontece e, apesar de tudo, fico feliz por haver tanta gente que quer o melhor para os seus pequenos amigos. 

Portanto, o balanço da situação é: nenhum vómito, alguns euros gastos e um gato de barriguita cheia. 

2 comentários:

  1. É mesmo assim. Há uns anos o meu gato esteve internado com uma obstrução urinária. Aquando da alta, para além da conta do 'hotel' e dos medicamentos, também tive que trazer uma ração específica para ajudar no tratamento. Recordo-me que custava 20 e tal euros e só tinha 1,5kg. Pior, saí de lá com a ameaça de ter de lhe dar essa ração para sempre se o bicho tivesse uma recaída. Felizmente, há dois anos que a criatura não padece desse mal...
    Espero que o Sr. Gato fique bem e volte à ração do costume (e não fique mal habituado!)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pânico de que fique mal habituado e de que depois não queira voltar à ração do costume. Espero que não, porque tenho a casa cheia de ração da antiga.

      Eles saem-nos caros, mas não vivemos sem eles e não suportamos vê-los mal. :)

      Eliminar