segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Autocarro ou camioneta?

Palavra que por mais voltas que dê à cabeça não consigo perceber por que motivo há pessoas que tratam os autocarros da Carris como sendo «autocarros» e os de outras empresas (Vimeca, LT Transportes, Rodoviária...) como «camionetas». Mas há diferenças técnicas entre as frotas de uma e outra empresa que justifiquem esta distinção? Se há, desconheço quais sejam. O que sei é que ouço muitas pessoas mais velhas fazerem esta diferenciação e não percebo de onde vem. Se forem para uma paragem da Carris, vão apanhar o autocarro; mas se forem para uma da Vimeca, estão à espera da camioneta. Ainda hoje ouvi uma senhora dizer para outra que hoje não lhe dava jeito ir num autocarro porque preferia apanhar uma camioneta. Para mim isto é chinês. Alguém me explica?

7 comentários:

  1. Vou dar-te a explicação que recebi da senhora minha mãe quando ainda era pequena. Então, um autocarro é um transporte de pequeno curso (dentro das cidades), a camioneta é de médio/longo curso (de e para a cidade). E essa diferenciação vê-se, por exemplo, no facto de nos autocarros não haver tantos bancos como numa camioneta, porque pressupõe que há muita gente que vai de pé (porque, lá está, é por pouco tempo). No caso das camionetas, acho que nem é permitido haver gente de pé (mas não tenho a certeza). Cá na aldeia, os velhotes dizem sempre que vão apanha a 'camioneta da carreira'...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz algum sentido. Mas por exemplo: entre os autocarros da Carris e os da Vimeca não há diferença no número de bancos. E nas três empresas que mencionei no post permite-se ir de pé. No entanto as pessoas continuam a fazer essa distinção. :)

      Eliminar
    2. Provavelmente, antigamente a diferenciação fazia sentido, agora talvez já não...

      Eliminar
  2. Exacto, penso que o motivo é o que a Smelly Cat referiu. E as pessoas mais velhas continuam a associar apenas a Carris aos transportes públicos dentro da cidade e associar essas outras empresas, apesar de hoje em dia já prestarem serviços semelhantes, ao transporte mais longo para fora da cidade.

    ResponderEliminar
  3. Como filho de um motorista (de autocarros), posso confirmar que é exactamente o referido acima. A separação, pelas pessoas mais velhas, é feita entre autocarros (urbanos - Carris, STCP, etc...) e camionetas (regionais - Rede de Expressos, Rodoviária Nacional).
    Fazia sentido 20 anos atrás e enraizou-se na mentalidade colectiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu soubesse que me matavam a dúvida, já tinha escrito isto no blogue há mais tempo. Obrigada! :)

      Eliminar