domingo, 4 de janeiro de 2015

Nesta quixotada vomita-se. Atenção!

Como vai 2015? Vai bem, embora já esteja um bocadinho farta de limpar vomitado. Pois. É que desde o dia um de Janeiro que parece que tenho o gato de ressaca de toda a loucura festiva. Começou por vomitar em cima da minha cama naquele que foi o momento mais parecido com uma cena do filme «Exorcista» que já vivi. O bichano preparava-se para aconchegar-se ao fundo da cama quando, coitadito, lhe veio uma ânsia de vómito e pumba, foi mesmo ali. Juro que vi a enxurrada a sair-lhe da boca em câmara lenta. E depois limpei tudo a grande velocidade.
 
No dia seguinte teve a decência de sair de cima da cama imediatamente antes de vomitar. Lá fui eu limpar o chão... dos dois quartos. Foi maravilhoso. E note-se que, além de conseguir vomitar sem grande esforço, o Sr. Gato anda numa de deitar tudo fora, continuando muitíssimo bem disposto e brincalhão. Portanto era eu a limpar e ele a tentar ferrar-me o braço com os seus preciosos caninos.
 
Hoje de manhã, depois de lhe ter dado comida, vomitou por uma cómoda abaixo. Lá fui eu limpar ração mastigada ainda antes do pequeno-almoço. Bom, à terceira vez teve de ser: soltei um sonoro «O gato vai HOJE ao veterinário!». E foi.
 
Como vai 2015, cara quixoteira? Vai com quase quarenta euros a menos (em veterinário e farmácia para o bichano) e com muito vomitado de gato. Não se sabe muito bem o que lhe aconteceu, mas já está medicado. Alguma coisa lhe fragilizou o estômago: ou um parasitazinho qualquer, ou alguma porcaria que apanhou a jeito e devorou, ou a própria ração que come (embora a coma desde que nasceu). Não tem febre, não reagiu com dor às apalpadelas da veterinária, não parece constipado e continua bem disposto. Está, contudo, de dieta durante os próximos três dias e a tomar um medicamento que até eu já tomei para proteger o estômago (mas eu não dava tanta luta na hora de engolir aquela mistela...). Já não vomita desde de manhã e está fã da ração que a veterinária aconselhou para esta fase.
 
Por isso 2015 está a correr bem. Apesar do vómito, o gatinho está bem disposto e isso é bom. Mas enquanto estava na veterinária não consegui deixar de pensar na sorte que alguns animais têm e no enorme azar que espera outros. Este gato (e muitos outros animais que conheço) tem tido tudo: boa comida, uma cama quentinha, cuidados médicos, brinquedos e muito amor. Outros há que passam por este mundo sem nada e, ainda por cima, com maus tratos e abandono. Nenhum animal devia passar por isso e quem submete os bichos a tais situações devia ser igualmente maltratado para ver como dói. Infelizmente há gente muito retardada que continua a julgar que os animais servem para resolver caprichos e que depois nada têm para lhes dar a não ser uma vida triste e sem o que de mais básico eles precisam. Pela minha parte farei o que puder para que os meus animais sejam felizes. E este, apesar do vómito, parece-me bastante satisfeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário