domingo, 18 de janeiro de 2015

O Hobbit


Acabei hoje de ler O Hobbit. Definitivamente, gosto muito mais de livros do que de filmes. Lembro-me de ter visto o primeiro Hobbit no cinema e de ter gostado ligeiramente mais do que gostara de O Senhor dos Anéis. Ainda assim, não matava para ver as outras partes e por isso mesmo não voltei a ver qualquer filme baseado nesta obra de Tolkien. Contudo, resolvi ler a história porque para ser tão apreciada, alguma coisa de especial deveria ter e talvez eu não o conseguisse perceber pelos filmes. Pois, de facto o livro foi uma experiência completamente diferente. A história tem um ritmo rápido, as sequências de batalha não duram eternidades e não se tornam aborrecidas, existe a presença do humor em alguns momentos do texto (especialmente quando o pobre Bilbo pensa em comida ou devido ao anão Bombur)... Enfim, pareceu-me que, no livro, tudo passou depressa e de forma agradável. Tudo está lá em conta, peso e medida adequados a um livro infanto-juvenil que foi o que O Hobbit começou por ser. Lembro-me de que há uns anos, quando vi em filme a trilogia O Senhor dos Anéis, odiei os tempos infinitos passados em batalhas ou a forma como a história decorria num ritmo lento. O defeito será, com certeza, meu, pois todas as pessoas que conheço adoram O Senhor dos Anéis. Pela minha parte, tendo em conta que o filme expõe o enredo e as personagens de forma tão diferente do que se encontra no livro O Hobbit, optarei em breve por ler também os três volumes de O Senhor dos Anéis: pode ser que fique com uma opinião mais favorável do que a que tenho hoje. Realmente, "eu é mais livros". 

Nota: Li O Hobbit no Kindle Paperwhite. Cada dia gosto mais dele. E já agora: a capa do livro saiu daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário