segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Leituras de Verão I

Usualmente, muitas pessoas tendem a achar que devem desculpar-se comigo por não lerem. Chego a sentir-me uma espécie de Dom Quixote da leitura: defendo-a de tal modo que muitos começam a julgar ser necessário justificar-me a razão que os leva a ler pouco ou, mais amiúde, nada. Ora, neste processo, uma das desculpas que mais ouço é mesmo a da falta de tempo. É perfeitamente compreensível que no meio da loucura de um ano inteiro de trabalho e de stress sobre pouco tempo para parar, quanto mais para parar para ler (que cacofonia que para aqui vai). Assim, a muitos restam as férias (que é logo o que acrescentam a seguir a dizerem que não têm tempo disponível) para pôr minimamente as leituras em dia. Se depois o cumprem ou não é que tenho dúvidas.

Na minha opinião, a desculpa do tempo não passa disso mesmo: de uma desculpa. Geralmente pergunto a essas pessoas se vêem televisão e muito frequentemente a resposta é afirmativa. Então se à noite há tempo para a novelita, não há tempo para o livrito? Pois, são prioridades. 

Mas, enfim, chegámos à tão desejada época de ler até cair para o lado. Pela minha parte, as férias apanharam-me na segunda metade de O Primo Basílio, do Eça, e já o terminei. Aliás, a quem a inda não o leu, aconselho-o vivamente porque as falas brejeiras da criada Juliana são de morrer. Às tantas nem sabia quem me enervava mais: se a parva da Luíza que caminhava linda e despreocupadamente para a ratoeira ou se a criada que destilava veneno pelos porinhos todos. Admito que foi um livro viciante (e raramente encontro um que me custe mesmo pousar). Mas também, o nosso Eça de Queirós nunca desilude.

Agora, depois de muito procurar e de ter pegado num ou dois livros que foram pousados logo a seguir, o senhor que se segue é o espanhol Arturo Pérez-Reverte com o seu A Tábua de Flandres. Parece-me jeitoso para estes dias longos sem obrigações (a não ser a da pilha da roupa para passar que não pára de aumentar). Será a primeira leitura mesmo de férias. Yupi!



Notinha: As imagens saíram, como bem se vê, da página da Wook.

Sem comentários:

Enviar um comentário