sexta-feira, 11 de março de 2016

Olhando para livros XX

30. Personagem literária que nunca devia ter sido criada

Enfim, a discussão sobre o que é literatura e o que não é, sobre os seus limites e as suas características é imensa. Existem cânones literários, listas e mais listas de livros que temos de ler enquanto por cá andamos, mas depois aparece sempre alguém a discordar, a dizer que falta tal ou tal livro e que um ou outro estão a mais nas listas de imperdíveis.

Esta introdução toda deve-se ao facto de eu nem conseguir perceber muito bem se as personagens de que vou falar fazem ou não parte da literatura ou se são apenas tentativas frustradas de fazer parte do mundo literário. O pessoal das Cinquenta Sombras, seja a menina pseudo-inocente ou o tipo que lhe dá uns valentes tau-taus no rabiosque, era escusado. Nunca li a trilogia e, acreditem, não o vou fazer. Mas depois de ouvir dizer tantas coisas sobre aquilo, um dia sentei-me no café da Fnac e li umas quantas páginas. Admito: ri. Mas ri MUITO. Como é que alguém, numa descrição, consegue pôr uma personagem a fazer cinco expressões faciais incompatíveis umas com as outras enquanto fala? E pior: como é que isto vende? Como é que o pessoal que compra e lê isto não percebe que aquelas descrições são paupérrimas? Que a qualidade estética da obra é... ou melhor, não é (se é que me entendem...). Vendeu por ter sexo? Bom, assim de repente ocorre-me Henry Miller, Anaïs Nin, Marquês de Sade, o bom do Casanova... Envolvem todos uma boa quantidade de gente nua e o facto de já não serem autores de hoje prova até à exaustão que tiveram qualidade suficiente para sobreviver ao tempo. Assim, para mim, as Anastácias desta vida e os seus mauzões iam dar uma voltinha até à época feliz em que não existiam e ficávamos com o que já temos. Ou então esperamos que apareça algum autor (provavelmente até já existe e eu é que não conheço) que tenha dedos para tocar esta guitarra.

3 comentários:

  1. Gostava de te convidar para um grupo q tenho no fb chamado bookaholics :) para este tipo de discussões e serias uma adição de peso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que sou menina para aceitar isso. :)

      Eliminar
    2. vamos lá então :) procura por Corina Oliveira no fb ou então pedes ao Gabi :p

      Eliminar