segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Los Reyes

Um dos presentes que o meu moço me havia destinado pelo Natal não chegou a tempo. Para que vejam, só chegou hoje. E o que foi? Foi nada mais nada menos que a maior e mais completa edição do Quixote alguma vez publicada, elaborada pela Real Academia Espanhola e lançada em 2015, ano em que se comemorou o quarto centenário da publicação da segunda parte da obra-prima cervantina. 

Esta edição vira o texto do avesso. Em dois volumes enormes guardados numa caixa, o enorme trabalho realizado pela admirável Real Academia Espanhola divide-se entre o texto, pejadinho de notas de rodapé que explicam tudo (mas mesmo tudo) o que importa explicar; e num igualmente grande volume onde constam estudos, bibliografias imensas, imagens que explicam muito sobre o tempo da narrativa (hoje tão distante do nosso), e mais coisitas. Ainda tem leituras feitas por autores consagrados como Alberto Manguel, Martín de Riquer, Javier Marías, entre muitos outros. Ou seja: para amantes desta obra, este livro é TUDO. Está cá tudo o que interessa e o que permite estudar este grande clássico da literatura.

A edição não chegou a tempo do Natal, mas vê-la soube muito bem na mesma. Numa altura em que nós, portugueses, já abrimos os presentes todos, cheirou a Reyes cá por casa. Obrigada, moço: és o melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário