quinta-feira, 23 de julho de 2015

Desabafo

Eu já não estou cansada. Eu já ultrapassei esse estado ali por alturas do Carnaval. Faltam poucos dias para as férias e, honestamente, até me custa pensar que, mesmo assim, me faltam esses dias todos. Estou esgotada: dei aulas até há bem pouco tempo, corrigi este mundo e o outro, não tive férias nenhumas ao longo do ano... Estou, por isso, no limite e a precisar de férias daquelas que parecem durar séculos. 

Se há coisa que me deixa doente, é essa ideia idiota de que os professores têm muitas férias por ano, de que vão para casa dormir sempre que os alunos entram em férias. Não é assim. Quando os alunos entram em pausas lectivas, os professores trabalham e muito. É que há a tendência para esquecer que os docentes não limitam o seu trabalho às salas de aula. Pelo contrário, trazem muito trabalho para casa e tiram tempo particular, que devia ser dedicado a muitas outras tarefas que não o trabalho. Isso não é visto por muitas pessoas, mas a minha família poderia falar sobre isso e sobre todas as vezes em que não pude estar com ela porque havia testes para corrigir ou aulas para preparar. 

Portanto, estou cansada e a precisar mesmo de férias. Mas também estou farta dos estereótipos que caem sobre os professores, vindos de gente que não sabe nada do que é a profissão ou que pelo menos não sabe mais do que o pouco que viu enquanto aluno. E, acreditem, aquilo que se vê das carteiras dos alunos não chega, de modo algum, para conhecer uma profissão em toda a sua extensão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário