quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"Você"

Não é irritante ver adultos a tratarem as crianças por "você"? É que além de ser um tratamento horrendo, é ridículo usá-lo com os filhos ou os netos. Antes do Carnaval assisti à belíssima cena de uma mãe a dirigir-se dessa forma à filha, uma menina que não teria mais de nove anos.

Não sei por que razão existe quem faça isto nem o que lhes passa pela cabeça para o fazerem, mas é coisa que não faz qualquer sentido. Mais ainda quando depois me cabe a mim e aos outros professores explicar aos meninos que não se deve tratar ninguém por "você" e que fazê-lo é uma enorme falta de educação.

2 comentários:

  1. Essa de ser falta de educação... não sei!
    Eu trato os meus pais por você e foi assim que aprendi, em criança, a tratar todos os adultos a quem devia respeito.
    Hoje, também digo aos meus alunos para não o fazerem, porque sei que soa impróprio para alguns ouvidos... mas digo-lhes sempre que não estão a ser mal educados por fazê-lo.
    É que na região em que moramos, no norte do país, esse é um hábito ainda usado por muita gente. Mas a globalização agora põe-nos a falar para o mundo e sendo assim... noblesse oblige...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Você» é resultado da evolução do velho tratamento, muito usado no Norte, «Vossa Mercê». Segundo a gramática, apenas é aceitável entre pessoas hierarquicamente ao mesmo nível, coisa muito difícil de explicar a crianças/jovens. Se eu tratar o meu patrão por «você», provavelmente ouvirei o maior sermão da minha vida. Mas, prvavelmente também, se tratar assim a minha vizinha da frente, não ouvirei nada. O que acontece é que este tratamento, entre alunos e professores, soa mal, é desrespeitador. O que digo aos meus é para, no vocativo, substituirem o «você» por «a professora». No caso de ser outra pessoa, tratem na terceira pessoa usando o nome próprio, como em: «A Joana já sabe o que vai fazer?». Mas o «você» é de evitar e é bom que as crianças o aprendam desde pequeninas.

      Eliminar