sábado, 19 de agosto de 2017

Em busca de lugar na estante III


Custa originalmente 25€, mas consegui-o por 7.50€ numa promoção da Bertrand online. Tenho tudo e mais alguma coisa de Saramago, inclusivamente entrevistas, mas queria ter esta selecção de excertos seus, compilados a partir de muitas entrevistas dadas por ele. E fico ainda mais contente por ser uma edição da Caminho, que assim não destoa dos outros livros todos que tenho. Na realidade, livros de Saramago nunca procuram lugar na estante, pois têm-no sempre garantido.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Vê na página da Bertrand, do lado direito, se ainda têm a promoção dos preços mínimos. É um desconto que vale bem a pena. Faltava-me este. :)

      Eliminar
    2. Se segunda ainda lá estiver podes crer que vou comprar ☺️

      Eliminar
    3. Este livro só estava em promoção online. Primeiro fui a uma loja física e disseram-me que só mesmo encomendando. Para não pagares portes o melhor é pedires para ser levantado numa loja Bertrand. Mas a promoção vale muito a pena. Mesmo não sendo um romance, os pequenos excertos das entrevistas ajudam-nos a perceber ainda mais o génio por trás dos livros. Além de que é sempre bonito ver a prateleira saramaguiana compor-se. Por aqui não falta nenhum e, felizmente, todos da caminho. E fora os do Saramago, tenho entrevistas, estudos sobre ele, a revista Camões de quando venceu o prémio com o mesmo nome e um saco com o que foi publicado ao morrer (jornais, revistas...). Tenho também as cartas que trocou com Jorge de Sena e estou à espera de encontrar-me com o volume que foi publicado no Brasil com as cartas dele e do Jorge Amado. Acho que se percebe que ADORO Saramago.

      Na sexta-feira, li uma entrevista do Lobo Antunes que quando fala do Saramago tenta fazê-lo com desprezo, mas nota-se ali um ressentimento do tamanho do mundo. O Saramago, o autodidacta vindo de uma aldeiazita, conquistou o mundo e o Nobel. Isso enfureceu os escritores nascidos noutros berços e com outra formação. Para mim o Saramago é a prova de que a inteligência e o talento não vêm dos bancos da escola. É um autor extraordinário que encontrou uma voz própria e que trilhou o seu caminho sozinho, o que é admirável. Não digo que outros autores portugueses não sejam muito bons ou que o Lobo Antunes não mereça também o Nobel, mas, a meu ver, o trabalho do Saramago é mais original e interessante.

      Bem, este comentário dava uma quixotada! Desculpa lá a extensão e alguma gralha: escrevo-o no telemóvel às 6:15h da manhã. E agora vou ali comer um pêssego. 😝

      Eliminar