sábado, 6 de junho de 2015

Brasil: Uma Biografia

Ontem vi este livro na Fnac e, por cortesia do moço, tinha um valezinho a ferver-me na carteira. Assim, este gigante de seiscentas e noventa e uma páginas veio comigo. Do pouco que já espreitei, parece-me bem, já que não se limita a falar da história de um país que nos diz muito, mas também abrange aspectos que, muitas vezes, os livros de História se esquecem de contemplar, como a arte, o quotidiano das pessoas e por aí fora. Traz, ainda, uma série de fotografias e de frisos cronológicos que ajudam na compreensão de uma realidade que é tão imensa quanto o país retratado.

Este gosto pela leitura sobre o Brasil já vem de há uns anos, desde as aulas de cultura brasileira quando me foi explicada a mistura de riqueza ímpar de que resultou este país que hoje existe. Nessas alturas li textos básicos sobre História do Brasil e sobre cultura, percebi que pelas veias de um brasileiro corre sangue de origens muito diversas e que foi essa mistura de povos que gerou uma cultura tão rica e tão fascinante. Além disso, no ano passado li o livro de Michael Pallin sobre as suas viagens ao Brasil e rendi-me: sem sair de cá visitei quilómetros e quilómetros de floresta, de favelas, de praias, de rios de cores estranhas, passei por festas populares e por pratos que representam o que de mais importante cada região tem. Ficou a vontade de conhecer tudo mais de perto e a certeza de que é nosso dever saber mais sobre a história de um país imenso que desde há muito está tão ligado ao nosso e com o qual ainda partilhamos algo muito bonito: a língua portuguesa que, goste-se ou não, ganha força no mundo muito graças à quantidade de falantes no continente americano.

Por isso, ainda sem ler, sugiro-vos que espreitem esta biografia do Brasil, que me parece muito interessante. É editada pela Temas & Debates e saiu no mês passado.


Sem comentários:

Enviar um comentário