domingo, 5 de maio de 2013

Um caminho perigoso

Ontem, com muito para fazer, estive até de madrugada a preparar aulas e testes. Enquanto o fazia, ouvi o programa da Sic Notícias «Eixo do Mal». Num determinado momento, parei tudo o que estava a fazer para ouvir a Clara Ferreira Alves a aniquilar o governo que, mais uma vez, carregou os pensionista com novas medidas de austeridade. Carregou, portanto, quem já não devia ser carregado. A jornalista disse, num tom bastante elevado, que o que se está a fazer aos pensionistas é errado, pois são pessoas que trabalharam durante a sua vida e que agora recebem pelo trabalho que fizeram. Não têm de ser tratadas como se já não prestassem, como se fossem uma eterna fonte de despesa e, por isso, estivessem na obrigação de contribuir novamente e muito. Mencionou ainda o desamparo a que muitos idosos estão votados, a quem tudo é dificultado, que são largados à porta dos hospitais pelos familiares que já não têm como cuidar deles, para os quais o acesso aos cuidados de saúde é um problema constante. Mas mesmo com todas essas dificuldades, tratam-se os pensionistas como se fossem responsáveis pela porcaria que foi feita até aqui, como se a necessidade de lhes pagar as merecidas reformas fosse motivo de castigos que vêm sempre em forma de novas medidas de austeridade. A Clara Ferreira Alves falou, então, em «eugenia». Referiu vigorosamente o carácter eugénico do tratamento dado pelos jovenzinhos do Governo aos pensionistas e o perigo que tal modo de agir representa. É que, disse ela, à terceira idade todos nós chegamos e esta forma de lidar com os que já trabalharam o que tinham a trabalhar é um caminho muito perigoso de trilhar. No fundo, são medidas contra uma parte da população que é tratada como lixo que só dá despesa e isto é assustador.
 
Tenho pena de não ter o vídeo do programa de ontem para mostrar-vos. Mas a Sic agora cobra 0,74€ para vermos cada vídeo da sua página e, honestamente, não estou para dar-lhes esse dinheiro. Aliás, essa é outra coisa linda: chegámos ao ponto de um canal cobrar para se verem reportagens ou programas que já passaram na televisão. Pagamos, durante vinte e quatro horas podemos ver o vídeo. Se depois disso quisermos voltar a vê-lo só temos de pagar outra vez. Sem comentários.
 
Por isso, minha gente, só posso aconselhar-vos a assistirem a uma repetição do programa de ontem (vejam as datas) ou a esperarem que o mesmo apareça miraculosamente no Youtube. Vale a pena ouvir o que aquela senhora disse. Arrepia, é certo, mas vale bem a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário