sexta-feira, 30 de junho de 2017

Pragas

Há quem tenha ratos em casa. Ou pulgas ou traças. Existem pessoas que,  em casa, têm problemas com mosquitos, pragas de formigas ou de familiares inóportunos. Os professores têm manuais escolares. Tantos, tantos, tantos manuais escolares com respectivas planificações anuais e aula a aula, cadernos de exercícios e fichas formativas, transcrições áudio e guiões de leitura, CD's com gravações disto e daquilo e CD-ROM's com amostras de materiais para as aulas, testes de avaliação e respectivos critérios, textos que já não couberam no manual, programas e metas curriculares, versões actualizadas de manuais antigos, grelhas de avaliação de tudo e mais alguma coisa, mini-gramáticas, posters com motivos alusivos aos conteúdos programáticos, roteiros pela Lisboa queirosiana, saramaguiana, pessoana, de Cesário Verde... Podia continuar pela tarde fora, mas acho que perceberam a ideia. 

Ontem enfrentei a praga e dei uma volta a estes materiais todos que por aqui andavam. Só de manuais desactualizados foram três sacos cheios. Com metas e com programas que não param quietos, não é difícil ficar com livros que já nem estão adequados ao que realmente devemos ensinar. E mesmo assim fiquei cá com uma carga jeitosa. Aaaai... o que hei eu de fazer? É a nossa sina e a nossa praga. Mas mesmo assim podia ser pior: podiam ser ratos. 

12 comentários:

  1. Corajosa!
    Eu tenho imensos livros técnicos, de especializações que fiz e que quero fazer.
    Mas convosco, professores, o nível é muito acima.

    (Ontem cogitei limpar as estantes, desde o primeiro dia pedi à senhora que vem cá a casa que só os espanejasse, minutos depois achei que só podia estar louca.
    É trabalho demorado tirar todos os livros e limpar e arrumar por nacionalidades.
    Não, decidi manter o lupanar em que se encontram e deixar-me de invenções).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que usei no curso e no mestrado está guardado. Disso não me livro. Mas os manuais... Já roçava o absurdo! E como todos os anos vêm livros novos, muitos vão ficando desactualizados. Em algumas situações já não se aproveitam mesmo. Foi tarefa hercúlea. Passei o fim-de-semana em organizações cá em casa, como falarei noutra quixotada. Hoje ao acordar até me doíam as mãos!

      Eliminar
  2. Olá :) Eu sei que o post não tem nada a ver mas a mensagem hoje é para pedir um conselho literário... Conheces algum romance (nem enorme nem muito denso porque é para ler nas férias) relacionado com a guerra do Vietname? Queria levar alguma coisa "temática" para a viagem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi. Não conheço nenhum com essa temática. Sorry. Pode ser que algum dos visitante da casa conheça e te aconselhe algum.

      Eliminar
    2. Bem, obrigada na mesma. Vou continuar a saga da procura. Se encontrar eu grito :)

      Eliminar
  3. Ui, tenho um cá em casa que se queixa do mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um exagero. Livros de mais de cem páginas só com planificações que nunca usamos! Desperdício de papel.

      Eliminar
  4. Três sacos?! Senhores, isso é muita coisa!! Achas que isso ainda pode servir para explicações ou bibliotecas? Para ajudar alguns miúdos, mas tu é que deve saber se esses materiais estão actualizados o suficiente para isso. É que realmente é mesmo muita coisa, e seria uma boa ajuda para alguns miúdos (no caso de dar) :D
    ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guardei o que ainda pode servir. Todos os livros desactualizados foram para o ecoponto. A vida de um manual escolar é muito curta. Com o aparecimento das metas, a maior parte dos manuais de 2.º e 3.º ciclo que tinha ficaram desactualizados. Mesmo assim ainda ia tirando de lá algumas coisitas que se podiam aproveitar. Agora já estão a ser lançados novos manuais pelas editoras, o que faz com que eles fiquem duplamente desactualizados. E ainda guardei por mais um ano os do secundário, mesmo tendo acabado o Programa antigo no final deste ano. Nunca se sabe o que vai acontecer aos exames nacionais na fase de transição. O que sei é que tinha livros já tão desactualizados que ainda falavam em complementos circunstanciais e que nem tinham o AO. Fiquei com a casa mais composta! :D

      Eliminar
  5. Desde quando é que o SABER fica desactualizado?
    Um poema de Camões deixa de ter o mesmo significado ou valor por se encontrar num manual «desatualizado»? É a matemática feita com outros números?

    Os manuais descontinuados sao muito APRECIADOS por países do terceiro mundo, onde dão valor ao conhecimento e saber, mas não têm dinheiro para livros. Costumavam existir peditórios e é uma pena se esses seus manuais não encontrarem como destino o ENSINAR outras crianças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão no que diz: o saber não devia ficar desactualizado. Infelizmente, no mundo do ensino parece ser isso o que acontece, de tanto que mudam os programas. A gramática, por exemplo, modificou-se bastante nos últimos anos, o que tornou obsoletos muitos livros. Tenho gramáticas que havia comprado poucos meses antes de ficarem totalmente desactualizadas e de terem saído as suas novas edições já corrigidas.

      Doar os livros poderia ser uma opção. Infelizmente, a velocidade a que tive de me ver livre deles não me permitiu aguentá-los mais tempo de modo a procurar quem os pudesse receber e entregar onde pudessem fazer falta. Para os bancos de livros usados não poderiam ir por serem manuais do professor e por já não estarem muitos deles em vigor.

      Eliminar