sábado, 24 de junho de 2017

Água

Há uma coisa que sempre me causou estranheza: as pessoas que dizem que não gostam de água. Não consigo compreender como é possível não se gostar de uma coisa que não tem sabor, odor (espera-se), que constitui uma grande percentagem do nosso corpo e que, além disso, temos de consumir em quantidades significativas para estarmos bem. Ainda percebo menos as pessoas que estando cheias de sede vão beber uma imperial ou um refrigerante. Posso beber uma Coca-Cola se tiver calor, mas se estiver com sede a coisa só se resolve com água. 

Conheço casos de pessoas que mal bebem água. Dizem que não gostam e acho que o corpo vai sobrevivendo com a que retira das sopas, das frutas e de outros alimentos que, obviamente, contenham água. Conheço pessoas que se obrigam a beber água porque não sentem vontade de consumi-la, mas são aconselhadas pelos médicos a aumentar a quantidade de água ingerida. 

Para mim que, desde pequena, sou uma sedenta, isto é coisa que causa espécie. Tenho uma garrafa de água em cada divisão da casa e estou constantemente a beber uns golinhos. Considero impensável sair de casa sem uma garrafa de água: já me conheço e sei que vou precisar provavelmente até nos primeiros cinco minutos após ter saído. Posso até beber outra coisa à refeição, mas há grandes probabilidades de à minha frente existir também um copo de água. Não existe bebida de que goste mais, mesmo adorando chás (sem açúcar) e sumos naturais. Quem quiser ver-me louca, possuída, armada em diva alucinada ponha-me a passar sede. Não aguento: fico histérica e em verdadeiro sofrimento. Já quando era mais nova, miudinha ainda, saía com a minha mãe e quando chegava a casa atirava-me à torneira como se não houvesse nada mais precioso na vida além da água que bebia. A minha mãe avisava-me sempre para beber menos água e mais devagar, que ainda me ia sentir mal. Nunca senti. O que sempre tive foi essa necessidade de beber água mal regressava a casa. Acho que depois de uns anos disto a minha mãe percebeu a ideia e até já me perguntava antes de eu sair se levava uma garrafa de água comigo. Caso me esquecesse era o inferno. E note-se que era assim em qualquer estação do ano. 

Quando um médico me pergunta se bebo água com frequência quase estouro a rir. Mais frequência é difícil. Quanto à quantidade, não sei ao certo quanto bebo, mas num dia normal devo beber sem dificuldade uns dois litros. Isso adicionado à água que ingiro através da alimentação acho que faz de mim uma pessoa hidratada. Mas, lá está, bebo sem dificuldade. Adoro água, considero-a a melhor bebida do mundo, a que mais me satisfaz e nunca, mas nunca precisei de obrigar-me a bebê-la. 

Mas há quem não goste e há quem não sinta tanta vontade de consumi-la quanto eu. Se andar por aí alguém que seja assim, mesmo sem sede, que faça o esforço de ir engolindo uns golinhos. Passámos alguns dias de calor extremo e o corpo perde muitos líquidos nessas alturas. Precisamos sempre de água, mas mais ainda agora, durante o verão, em que a transpiração aumenta e é necessário recuperar o que se perde. Bebam água, façam esse esforço até passar a ser um hábito. Ponham-lhe uma saqueta de chá ou uma rodela de limão de vez em quando para variar o sabor, se preferirem, mas bebam. A vossa pele, os vossos rins, o vosso cérebro, enfim, todo o vosso corpo vai agradecer.

Nota: Mas vejam lá se também não bebem um garrafão de cinco litros de água por dia, que o que é em excesso também faz muito mal. 

8 comentários:

  1. Olá :)
    Ausentei-me por motivos de saúde.
    Estou de volta, assim o espero.

    A minha cadela mais velha teve sérios problemas. Após internamentos e recaídas, parece-me estar a recuperar.
    Dias depois tive um acidente em casa (o que fez com que não conseguisse focar).
    Um mês e meio cheio de angústias e preocupações, que espero já estarem a ficar para trás.
    Desculpa o comentário nada ter a ver com o post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Bem-vinda de volta!

      Espero que estejas melhor e que a tua cadela também. Existem alturas em que parece que tudo acontece, mas espero que agora tudo esteja no bom caminho.

      Por aqui, se leres os comentários a uma das últimas quixotadas (não me lembro de qual) verás que a tua ausência foi sentida, não só por mim, mas por um leitor. As sugestões literárias a que nos habituaste fazem mais sucesso do que o próprio blogue. Já pensaste em ter um?

      E como está o gatito? Muitos passeios à trela? Espero que com ele também corra tudo pelo melhor.

      Enfim, é bom ter-te de volta. Confesso que já estava preocupada contigo, mas sem qualquer forma de saber de ti.

      Beijinho e melhoras para todos.

      Eliminar
  2. Muito obrigada.

    Ela ainda tem semanas de medicação pela frente.
    Está melhor, sem comparação, mas ainda a alimento a seringa com comida húmida (para hepáticos). Detesta comida húmida. Cozo frango e peru para sua grande alegria ;)
    Eu estou praticamente bem e a prova é estar a ler e a escrever-te. Era-me impossível.
    O gatinho está bem e tem passeado, obrigada.

    Tenho muitos posts teus para ler.
    Oh, vocês são muito gentis :)Quanto a ter um blogue, nunca pensei muito nisso mais de três segundos.

    Beijinho e obrigada mais uma vez.

    ResponderEliminar
  3. Não gostar de água realmente é difícil, não há ali muito para não gostar, mas pelos mesmos motivos eu também acho que não há muito para gostar. Só bebo água quando estou cheia de sede o que no Inverno acontece muito raramente mas no Verão, com o calor, é mais frequente. Quanto ao matar a sede com outras coisas, Coca-Cola para mim não dá, nem outras coisas doces... Mas um fino é das melhores coisinhas do mundo para matar a sede. Ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço muita gente que também acha as imperiais (diferenças regionais, eheh) são o melhor para matar a sede. Mas ninguém me convence: com sede só mesmo água. De facto, aquilo não tem muito de que gostar, como dizes, de simples que é. Mas gosto da sensação de ir bebendo golinhos. Odeio sentir sede. Fico possessa. Felizmente vou bebendo tanta água ao longo do dia que raramente sinto isso.

      Eliminar
  4. Pessoa que mal bebe água apresenta-se... Não é que não goste, simplesmente sinto muito pouca falta de beber água (o que é péssimo!). Tenho de me forçar a beber x por dia e ando aqui a contar os copos de água como se andasse a tomar medicamentos. Uma tristeza, eu sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia de contar copos de água bebidos em jeito de posologia tem a sua piada. Adoro água. Desde sempre. A minha mãe tinha medo de que me sentisse mal com tanta água que bebia. Afinal a médica aprovava e ainda aprova e nunca me senti mal.

      Eliminar
    2. Deixa lá, não és a única, no Inverno sou capaz de passar uma semana sem beber um copo de água. Mas como trabalho numa estufa (quase literalmente) quando as temperaturas sobem, ou bebo ou morro. Eheheh

      Eliminar