quarta-feira, 12 de abril de 2017

[A terrível falta da] Memória

No mesmo dia em que um representante da Casa Branca esqueceu que Hitler matou milhões de seres humanos em câmaras de gás e usou esse terrível termo de comparação para mostrar que Assad, na Síria, é um monstro, ficamos também a saber que na Líbia, por exemplo, migrantes estão a ser aprisionados e vendidos como escravos para trabalhos forçados ou para escravatura sexual. 

Nunca a frase batida que cedo nos davam para digerir na escola e que dizia que "não devemos esquecer as atrocidades cometidas ao longo da História para que jamais se repitam", nunca, repito, fez tanto sentido como agora. Gente que morre novamente com armas químicas (e gente que esquece que isso já sucedeu em grande escala no passado) e ainda gente que se aproveita da miséria dos outros para "reabrir" os mercados de escravos... Quem queremos enganar? Já está tudo esquecido e a História já se repete. O tempo, afinal, só curou algumas feridas. A memória continua sem uso. 

4 comentários:

  1. Às vezes tenho para mim que a Humanidade está embruxada e condenada a repetir os mesmos erros, uma e outra vez. Se não é isso, é puro idiotice, e o bruxedo tem o dom de se tornar uma óptima desculpa em qualquer ocasião...
    ****

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, para mim isto não recomeçou.
    No meu entender NUNCA terminou.

    A escravatura existe até os dias de hoje. Mudou de forma mas não foi erradicada. Na china, na Coreia do Norte... E muitos outros lugares por este mundo a fora. Portanto, se me dizem que acontece noutro canto do mundo, não é como se descobrisse agora que isso existe. É só mais um lugar onde continua a existir...

    Assim como o uso de gás para matar. Outra coisa que sempre foi feita. O que espero é que as entidades responsáveis continuem na luta e perseguição àqueles que procuram fabricar ilegalmente armas de destruição maciça, sejam elas em forma de explosivos, balas ou gás.

    ResponderEliminar