segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A Menina Sugere Isto XXV

Já teci inúmeros elogios às séries da TVE. Comecei a adorá-las com a série Isabel, depois viciei-me  irremediavelmente em Cuéntame, depois em Carlos, Rey Emperador e agora que comecei a ver Ministerio del Tiempo... o vício continuou. Esta última é a série que venho sugerir-vos.

Estão a ver aqueles dias de inverno em que não apetece fazer nada, pensar em nada, ver apenas qualquer coisa que nos entretenha do início ao fim? Pois bem, Ministerio del Tiempo é a série ideal para isso. E se, juntando a isto tudo, gostarem de História então é perfeito!

O enredo é este: Espanha tem um segredo de Estado que consiste na existência do Ministério do Tempo. Este Ministério tem a seu cargo uma série de portas que permitem viajar até ao passado. Mas não pensem que a ideia é andar a saltitar cá e lá só porque se pode. As portas existem, mas são para ser utilizadas quando de alguma maneira alguém está, no passado, a tentar alterar o presente. Para controlar isto tudo, o Ministério recruta pessoal nas várias épocas para estar atento a estas tentativas e, quando de facto se verifica que alguém está prestes a mexer nos fios da História de modo a alterá-la e, assim, modificar o presente, uma outra equipa ministerial é enviada à época histórica em questão.

A equipa enviada é geralmente composta por dois homens e uma mulher. Um dos homens foi recrutado na nossa época depois de, basicamente, perder tudo o que lhe importava na vida; o outro é uma espécie de Capitão Alatriste, recrutado no Século de Ouro espanhol e quando estava prestes a ser enforcado; a mulher foi convidada a trabalhar para o Ministério do Tempo no século XIX, depois de ser uma das primeiras mulheres a frequentar a universidade em Espanha. À excepção do primeiro, que sendo da nossa época até pode ir de metro para casa, os outros vão dormir à sua época, mas depois “pegam ao serviço” na nossa e esperam por novas ocorrências e para ver para onde serão enviados dessa vez.

Já vi três episódios. No primeiro, uns tipos das tropas de Napoleão foram avisados de uma porta para o futuro, vieram cá saber como tinha acabado a campanha napoleónica em Espanha para depois regressarem ao seu tempo e tentarem alterar a História; no segundo é toda a obra de Lope de Vega que está em perigo se ele embarcar num navio da Invencível Armada que não aquele em que de facto viajou; no terceiro são os Nazis que vão tentar alterar o rumo dos acontecimentos, recorrendo a uma porta que existiria em Barcelona. 

Uma coisa que a série tem, além da componente de entretenimento que é inegável, é um sentido de humor brilhante. Quando um dos funcionários do Ministério diz à sua colega do século XIX (mas  que está bastante embeiçada por Lope de Vega quando viaja ao século XVI), que se ela engravidar gostará de a ver dizer que o pai da criança é Lope de Vega, explicando-lhe que se for na época dela a encerram num convento e que na dele (nossa) num manicómio, julguei qe caía da cama de tanto rir. Imaginei chegar agora aqui alguém a dizer que está grávida do nosso Camões. Era bonito.

Por isso, meus caros, já sabem que as séries da TVE não desiludem e o melhor é que estão completinhas online. Ainda ajuda a treinar o espanhol! Podem encontrar a série aqui. Divirtam-se!


6 comentários:

  1. Obrigada! :) Vou tratar de ver isso, asap! A descrição já me deixou em pulgas... Agora também estou a ver uma do estilo - "Timeless", que a Agnes da Terra Vista da Lua me recomendou, na FOX.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar na série Timeless, mas sou menina para ir descobri-la.

      Já agora: o funcionário ministerial recrutado no nosso tempo é o "Rei Fernando", da série Isabel. Ainda dá mais um bocadinho de piada à coisa. :)

      Ah, e outra coisa, acho que vai sair brevemente no site da TVE o filme que fizeram com os mesmos actores da série Isabel e que retratava o que aconteceu depois da sua morte. Basicamente está ali entre a série Isabel e a série Carlos, Rey Emperador.

      Tenho tanta pena de que não tenhamos nada português que seja como a TVE a fazer séries e disponibilizá-las online.

      Eliminar
    2. " A Coroa Partida" ou algo assim, não é? Sobre o reinado da Joana, a Louca... Já andei a ver se conseguia sacar isso na net e não consegui. Bem fixe! Realmente a TVE nas produções próprias dá 10 a 0 à RTP. Mas vá, sempre vamos melhorando o Espanhol :)

      Eliminar
  2. Essa série parece bem interessante. Vai já para a to-see list (sim, tenho muitas listas... =P ). Uma série espanhola que também me interessou bastante, apesar de ter visto apenas algum episódios (não seguidos) foi a Aguila Roja. Não sei de que canal espanhol é, mas fiquei bastante interessada nela (to-see list, of course =P). Recomendo =)
    ***

    ResponderEliminar
  3. Oh pah, o que eu já me ri também, Quando eles vão ter com a Isabel, a Católica, e o Julian segreda à Amélia "Parece que já vi esta cara em algum lado...", top!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também achei piada. O sorriso maroto dele estava muito bom! :D

      Eliminar