domingo, 26 de junho de 2016

Gatos pretos

De tempos a tempos vou vendo no Facebook avisos a pessoas que tenham gatos para dar/vender para que tenham cuidado com os seus gatinhos pretos e para que, assim, tenham cuidado com as pessoas a quem vão entregar esses animais. É que, dizem, não raras vezes esses animais são procurados para rituais e sacrifícios que envolvem animais daquela cor.

E assim, de repente, apenas com a ajuda de uma ferramenta tão do século vinte e um como é o Facebook, faço uma viagenzita até à Idade Média, quando as pessoas acreditavam em coisas que hoje nos fazem rebolar a rir. A ser verdade o que ali está, coisa que até nem me faria espantar dados os níveis altíssimos de estupidez que alguns humanos conseguem alcançar, estamos perante a idiotice das idiotices, a crueldade das crueldades. Alguém devora filmes de terror e acredita em coisinhas obscuras e tenebrosazinhas e quem se lixa são os gatos pretos? Caríssimos tipos que vivem retidos algures no século XIII, querem sacrifícios? Querem oferendas às “coisas" em que acreditam? Pois sacrifiquem-se a vós mesmos. Que têm os animais que ver com isso? Ah, pois... Um pequeno gato não dá luta, não é? Isso chama-se cobardia. Será que a “coisa” adorada gosta de ser adorada por cobardes? 

Já que estamos a falar de gatos pretos, ainda outra coisa que costuma aparecer-me no Facebook. Muitas vezes sou informada pelas páginas de pessoas que recolheram animais ou por instituições sobre o facto de os gatos pretos serem os de mais difícil adopção. E porquê? Porque, novamente, muita gente ainda vive encalhada ali entre o período pós-queda do Império Romano do Ocidente e o Renascimento e acha que (até me custa dizer isto) os gatos pretos dão azar. Filhos, sabem o que dá um azar do caraças? Ser estúpido ao ponto de se achar que um gato (santo Deus, isto é tão ridículo), UM GATO, dá azar pela cor que tem. Como se o gato tivesse uns poderes maléficos quaisquer que lhes chegam pela coloração do pêlo. A sério, minha gente? A sério que um gato dá azar por ser preto??? Portanto, se for cinzento pode ser; se for branco com manchas pretas também; se for preto com manchas brancas, manda vir que se põe um guizo e dá-se-lhe comida... Mas se for preto cruzes canhoto que vamos ter muito azar! É isto? Desculpem-me, mas se este é o vosso pensamento, talvez nunca ninguém vos tenha dito mas sois idiotas e talvez acéfalos.

Um gato é um gato. Só isto. Independentemente da cor que tem, merece respeito, carinho, atenção. Os humanos que fogem de gatos pretos pela crença de que trazem azar conseguem ser estúpidos ao pontos de serem assim mais ou menos “racistas" com gatos. Estou a fazer de propósito para evidenciar o quão estúpido e medieval isto é. São coisas destas que cada vez mais me fazem olhar de lado para os humanos e de frente para os animais.

3 comentários:

  1. Eu tenho uma gatinha (bem grande) preta, e adoro-a. Faz-me confusão como é que alguém pode ainda pensar que eles dão azar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim enraivece-me sobretudo pelas consequências que esse tal pensamento descabido traz. Já é difícil arranjar donos para todos os animais, mas que um gato fique sem dono apenas porque tem o pêlo de determinada cor só prova até à exaustão que anda por aí gente muito tacanha e desprovida de bom senso. Coincidência: há pouco voltou a aparecer-me no Facebook outro post do género dos que referi na quixotada, mas desta vez sobre cães pretos, que são os últimos a serem adoptados. É, de facto, uma idiotice sem par.

      Eliminar
  2. Sabes o que dá azar? Viver rodeado de gente estúpida que acredita (diz que acredita, sabem lá eles em que acreditam...) que um gato, um piriquito ou o que seja, dá azar. Culpar as pessoas pelas coisas parvas que fazem e que terminam em consequências negativas?! Nem pensar!! Somos muito superiores, vamos culpar os gatos ou outro ser qualquer, ou o cruzamento lunar/planetário ou coisa assim.
    Se eu fosse um gato preto, era eu que não queria desses humanos por perto.
    ****

    ResponderEliminar