domingo, 6 de janeiro de 2019

Em busca de lugar na estante XVIII


O meu coração ainda está aos pulos pela casa! Consegui encontrar esta edição do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa em excelente estado  e a custar 2.50€ por volume, num total de quinze euros. Já andava a namorar um Houaiss, mas dar quase cento e oitenta euros pelos seis volumes era coisa que não me apetecia. Pode não ser a edição mais recente (é de 2003), mas serve muito bem o objectivo de ter à mão milhares de vocábulos da língua portuguesa falada em Portugal, no Brasil e noutros territórios ainda onde se falou ou fala o português, mais os seus significados, sinónimos, antónimos, étimos e data do aparecimento da palavra pela primeira vez. É um trabalho de grande fôlego sobre a nossa língua que é muito mais rica do que podemos imaginar. 

Gosto de gramáticas e de dicionários. Gosto de saber mais sobre aquela ferramenta que usamos todos os dias e que, infelizmente, se valoriza tão pouco: a língua portuguesa. Gosto de ter à mão toda a informação possível para conhecê-la bem e tenho pena de não saber ainda mais sobre ela. Tenho pena de que o nosso vocabulário pareça ser cada vez mais reduzido, especialmente quando falamos uma língua com tantas oportunidades, com tantas palavras e com tantas variantes. Lamento que o vocabulário dos nossos miúdos tenha hoje tantos empréstimos de outras línguas e que não se usem mais as palavras portuguesas quando elas existem. Mas, enfim, a língua está em constante mudança e de outra forma não poderia ser, considerando que a realidade dos seus falantes também está sempre a mudar. Assim, conhecê-la é importante (especialmente para depois não deixarmos o Camões a chorar com disparates) e acompanhá-la nas muitas voltas que dá (concordemos ou não com elas) é também fundamental. E não há conhecimento da língua sem leitura, sem bons livros, sem curiosidade pela mesma, sem gosto pelo que a constrói e pelo que ela nos permite. É uma curiosidade que todos devíamos ter, até porque somos falantes de uma língua lindíssima e muito falada no mundo.

4 comentários:

  1. :)
    Conheço bem esses dicionários.
    Sempre que em casa perguntava o significado de uma alguma palavra, ouvia quase sempre o mesmo:"Sabes qual a secção de dicionários e de livros de consulta, vai procurar." :)

    Beijinho e bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho bem. Nada de papinha feita. Tive alunos que, no 2.° ciclo, não sabiam procurar palavras no dicionário.

      Ando a desenvolver um gosto por dicionários. Antes era por gramáticas, agora passei aos dicionários. E agora que faço revisão dão-me muito jeito.

      Espero que a tua “frota de quatro patas” esteja espectacular. O gatinho tem um casaquinho para os passeios nestes dias frios? Continua a encantar-me a ideia de um gatinho que passeia. :)

      Beijinhos.

      As Minhas Quixotadas

      Eliminar
    2. :)

      Óptimo saber que há alguém rigoroso a fazer revisão. O penúltimo livro que li "Viajante à Luz da Lua", continha esta pérola gigante: "Posso dizer-te que foram tão compreensíveis que eu mesmo fiquei surpreendido.", e uma menor: "Às duas de manhã(...)". Sei que continuam a existir cursos de revisão, no entanto, com tanta trapalhada que se apanha nos livros dou por mim a pensar, inúmeras vezes, que é uma profissão obsoleta.

      Eles estão bem, obrigada. Ele tem uma capa azul petróleo, muito gira, que combina com a cor do pêlo e dos olhos. Ela tem uma vermelha também muito gira. Para além dessa tem uma impermeável com interior polar. Ele não vai à rua com chuva.
      A mais nova não precisa porque está sempre cheia de calor.
      Ele faz um grande sucesso nos seus passeios ;)

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Tb li esse livro do húngaro. Tanta falta de edição, não gosto muito da guerra e paz e com estes problemas ainda menos

    ResponderEliminar