quarta-feira, 4 de junho de 2014

Quanto vale um professor?

Um professor sente que vale muito, mas acredita que todos acham que ele não vale nada. E num mundo onde tantas coisas não essenciais são elevadas a patamares incompreensíveis, para trás ficam aquelas que são verdadeiramente importantes. Vem aí o Mundial de futebol num país onde as desigualdades são gritantes, num lugar onde o investimento no ensino é muito menos do que devia ser e onde ter cuidados de saúde não é fácil. No entanto gastaram-se e gastar-se-ão milhões para a festa do futebol. É verdade que o desporto rei dá lucro. É verdade que põe a economia a mexer. Mas também é verdade que ninguém pode censurar a raiva sentida por todos os que vão experimentando diariamente na pele o fraco investimento em algo tão decisivo como a educação ou a saúde. 

Assim nasce o texto que aqui vos deixo. Parte deste tema para chegar à questão: quanto vale um professor? Quanto a mim, que o sou, não vale nada. Calma, não é esta a minha opinião, não é isto o que eu acho. Mas é isto o que eu sinto. Elevam-se vários 'deuses', mas nunca se fala de professores sem apontar os preguiçosos irresponsáveis que ganham balúrdios e têm três meses de férias, enquanto o resto dos mortais tem vinte e dois dias úteis. Os professores, essa raça que não faz nada porque os verdadeiros heróis são os pais e mães que, não raras vezes, passam menos tempo com os filhos do que aquele que eu própria passo com eles. Os professores, essa corja que faz greves que prejudicam as famílias, que deixam os alunos sem aulas e os pais sem terem onde deixar os meninos. Os professores, esses miseráveis que não querem ser avaliados porque sabem que são burros e não querem ser apanhados em falso. Os professores, esses idiotas que erram nas correcções, que trabalham menos horas semanais do que os outros, que andam de costa direita enquanto os outros se esfalfam, que gritam com os meninos, que não compreendem os anjos que têm diante deles (sim, porque para todos os pais, os filhos são anjos e eu é que vejo mal...). Enfim, os professores...

Fiquem então com este artigo de opinião e, sem empates, digam-me: afinal, quanto vale um professor?

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/visto_por_dentro/manuel_esteves/detalhe/um_professor_vale_mais_do_que_o_ronaldo.HTML

1 comentário:

  1. É pena que não se dê o devido valor a coisas que realmente importam.Queixar toda a gente se queixa, mas se há farra já ninguém se lembra do resto. Ass: popota

    ResponderEliminar