segunda-feira, 2 de junho de 2014

Limpezas e blogues

Há pouco estava a fazer a voltinha pelos blogues que tenho aqui na barra lateral e que, no fundo, foram aqueles que escolhi para ir seguindo e percebi que preciso mesmo de fazer uma limpeza a esse espaço do meu blogue. É que percebi que boa parte dos blogues que escolhi seguir já não têm atualizações há meses ou anos. Na realidade e bem vistas as coisas, sobram-me uns oito ou nove que ainda vão publicando coisas. Os restantes ou já não existem ou, estando ainda activos, já não recebem novos textos há muito tempo.
 
Isto levou-me a pensar no que são os blogues, no que representam para quem os tem e nas várias vezes em que considerei terminar com o «As Minhas Quixotadas».
 
Quando mudei de casa há uns meses e, consequentemente, mudei os meus hábitos e rotinas, comecei a ver-me com muito pouco tempo para dedicar a esta página que, salvo raras excepções, tinha funcionado de forma quase diária. Na altura considerei algumas vezes encerrar o blogue. Assim como assim é casa modesta, recebe pouquíssimas visitas diárias e como fala taaaanto de livros (algo que interessa a cada vez menos pessoas), poucos lhe sentiriam a falta. Todavia não o fiz e ainda bem, pois ter-me-ia arrependido. Gosto muito deste meu espaço e gosto de saber que são poucos, mas fiéis aqueles que o visitam. Não o fiz, sobretudo, porque odeio fins, odeio desistências e porque achei que encerrar o blogue só porque tinha menos tempo para ele não fazia sentido. Os meses acabariam por passar, a rotina nova encaixar-se-ia em mim e eu nela e o tempo apareceria então. Pois apareceu mesmo (por vezes sou uma visionária). E com o «As Minhas Quixotadas» aqui posso sempre voltar e falar daquilo que apeteça. Se alguém ler, óptimo. Se não, olhem, escrevo para mim.
 
Noto que mudou alguma coisa na minha cabeça desde que abri este espaço. Sinto-me muito mais atenta ao que à minha volta se passa e dou por mim a andar na rua e a magicar a próxima quixotada. Infelizmente e com tantos textos que vejo por dia, muitas das minhas ideias (por falta de um bloquinho de apontamentos) perdem-se e quando finalmente aqui chego já não tenho nada para dizer. É enervante, mas é assim. Na minha cabeça escolho as palavras certas, componho o texto e até escolho imagens se preciso for. Mas a memória não segura tudo porque tem tanto para agarrar e a vocês chega-vos muito pouco do que imagino.
 
Depois, ainda tenho o outro blogue («Moinho de Vento - Livros Usados») que também consome algum tempo, pois tenho de pensar no que ainda tenho e que quero vender, tenho de tirar a foto, de compor o texto, de divulgar a página. Feito tudo isto sobra pouco tempo para as quixotadas. Contudo, tenho tentado melhorar e ser mais assídua aqui para estes lados.
 
Ainda assim, vejo que são muitos os blogues que terminaram e juro que sinto saudades de alguns deles e questiono-me se os seus «criadores» estarão bem, como continuarão as suas vidas agora que nada sei deles. Com os blogues vamos seguindo pessoas, conhecendo muito sobre elas e, por vezes, quando a empatia existe, até nos sentimos emocionados ou entusiasmados com certos acontecimentos que divulgam nas suas páginas. Mas estas pessoas escolheram parar. Traçaram a linha e foram à sua vida. Imagino sempre que por detrás disso está algum cansaço que não é bom, mas sei lá... Até podem desistir porque, simplesmente, ficaram sem palavras. A meu ver, falar quando nada mais se tem a dizer é um erro a evitar, mas também é necessária sabedoria para saber quando parar, quando calar.
 
Farei, por isso, a limpeza à barra lateral com a lista de blogues logo que possa. Entretanto, para os que escolheram não continuar na blogosfera e que cuidavam de blogues que eu admirava, saibam que gostava de saber como estão e que, de certa forma, tenho saudades vossas. Para os que ainda escrevem, publicam e que ainda posso visitar, saibam que se o «As Minha Quixotadas» ainda existe, em parte, deve-se às vossas visitas. Porque sei que há quem goste de me ler a falar de livros, livros e mais livros; que há quem queira saber como pára o gato; que há quem se interesse pelos disparates dos meus alunos e pelas minhas próprias parvoíces, o blogue continuará, com muito ou com pouco tempo, até que as palavras se esgotem. Por enquanto, julgo ainda ter mais qualquer coisa para dizer.

1 comentário:

  1. :) Adoro ler blogues de viagem - por motivos óbvios -, gosto de ler 'blogues famosos' mas também gosto de ler blogues mais pequenos, mas simpáticos, de quem escreve bem e tem coisas giras sobre um dia-a-dia comum para escrever, tal como o teu. Para além disso foste uma das minhas primeiras seguidoras, das mais fiéis. Espero que continues por cá durante muito tempo.

    ResponderEliminar