sábado, 8 de dezembro de 2018

O feriado de Madame Pochita

Para muitos, hoje foi dia de enfeitar a árvore de Natal. Para outros, foi dia de passeio e de aproveitar o belo dia de sol que esteve. Para alguns, foi dia de compras em centros comerciais a abarrotar de gente. Já para a Madame Pochita foi o dia de ser esterilizada (e conseguiu sê-lo antes do primeiro cio!). Correu bem. Está ali tombadinha na sua caminha, mas está bem. Esperamos que rapidamente volte a ser a cabrita saltitona do costume. Por agora, triplicámos a dose de miminhos. Não falta muito para lhe saírem arco-íris pelas orelhas.


(Madame Pochita a regressar a casa depois do período de recobro.)

10 comentários:

  1. :)
    Acredita, há dois dias pensei nela, se já teria sido esterilizada. Voltará rapidamente ao que era :)

    Boa recuperação e beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com os feriados ao sábado e com os milhares de aniversários de Novembro foi difícil conseguir uma data, mas a veterinária fez o especial favor de abrir a clínica e de a operar neste sábado. Andávamos a rezar para que não tivesse o cio antes.

      Ela já está animadíssima. Anda a aproveitar-se para pedir (ainda) mais mimo. E a fatiota fica-lhe a matar! No sábado volta lá para vermos como está.

      Obrigada. Espero que a tua menina também tenha recuperado bem. :) Beijinhos.

      Eliminar
    2. Que bom!
      As fatiotas costumam ficar-lhes muito bem, não fossem feitas à medida, não é? ;).
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Hilariante. Mas ela está a tentar arrancar o fatito. Não está NADA satisfeita com ele. Vai ser uma loooooonga semana. Beijinhos. :)

      Eliminar
    4. Não deixes. Está lá para prevenir que mexa e lamba onde não deve.
      Madame quer é andar desnuda ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, antes de mais aproveito para desejar as rápidas melhoras de Madame Pochita 😊
    Se a Marta vir isto, tenho uma dúvida... após a esterilização é 'normal' surgirem hérnias? E sendo hernia é necessário operar?
    Obrigada às duas 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Neste momento a Madame Pochita já parece ela. Difícil vai ser ela não arrancar a fatiota antes de sábado... Está cheia de vontade! Beijinhos. :)

      Eliminar
    2. C, pode ocorrer o aparecimento de hérnias após a esterilização, sim.
      Por diversas razões: suturas lassas, demasiado espaçamento entre as mesmas, ou um esforço da parte do animal. Desde pulinhos, descida de escadas, a esforço (ao defecar, por exemplo). Se o aparecimento da hérnia é pós cirurgia é porque algo se passa/passou com a cicatrização. Se a hérnia for grande pode haver algumas complicações, nomeadamente se um pedaço do instestino por lá conseguir passar com o conteúdo próprio e causar encarceramento.
      A correcção tem que ser cirúrgica, C. As hérnias umbilicais não causam dor, por esse lado podes estar descansada, todavia devem ser corrigidas.
      Nunca é bom uma hérnia num animal porque na eventualidade de um atropelamento, de uma queda, de um traumatismo, o animal estará sempre mais exposto a possíveis problemas internos.
      Espero ter ajudado, recomendo a ida ao veterinário o quanto antes para que faça uma avaliação e diagnóstico correctos.
      Depois diz como correu, se não te importares :)Melhoras rápidas.

      Eliminar
    3. Você é feliz, não é, Marta?
      Parece-me que gosta do que faz e gosta de explicar para ser entendida.Para os leigos perceberem, como eu. Nem toda a gente é médica veterinária. Acho que é uma profissão muito linda, difícil, requer muito estudo e devoção. E uma carapaça forte!
      Parabéns.
      Quando a leio sinto-me bem e normal porque percebo o que diz. O veterinário do meu cão nem fala e nem diz nada.
      Melhoras à sua cadela, cancro não é brincadeira. Que se safe.
      Muito sucesso.
      ps . comprei o livro do Erik Satie da editora Maldoror. Obrigada
      Beijinhos a vocês

      Eliminar
  3. Já querer arrancar o fatinho são óptimas notícias 😂
    O fatinho acaba por ser muito prático .A minha gatuxa foi esterilizada fez ontem um mês, inicialmente usou funil, que é péssimo. Acabei por lhe arranjar um fatinho para ver se evitava que a saltito a saltasse tanto. Infelizmente, acho que não fui a tempo e ela arranjou uma hernia 😥

    ResponderEliminar