segunda-feira, 30 de julho de 2018

Parece que combinaram

As edições de Agosto da National Geographic e do Courrier Internacional escolheram como tema principal o sono. Considerando que a qualidade do nosso sono é cada vez menor e que hoje faz, mais do que nunca, sentido estudá-lo e perceber até que ponto as suas perturbações podem afectar-nos a vida, é importante que se fale sobre isso e que aprendamos um pouco mais sobre uma parte da nossa existência que tendemos a descurar. Contra mim falo: sempre achei que dormir era uma perda de tempo. Há sempre tantas coisas para fazer, tantos livros para ler: que sentido faz passar tanto tempo na cama a deixar as horas escapar? Loucura!

Até ao dia em que a ansiedade me levou o sono. Quando as noites passaram a ser dormidas pela metade, sempre cheias de sonhos, e quando quatro ou cinco horas eram passadas comigo a tentar adormecer, mas sem conseguir parar de pensar na desgraça dos meus dias, então ficou claro que o sono era importante. E que os dias não deixavam de ser horríveis por passar mais tempo acordada: pelo contrário. 

Estou bastante curiosa para saber o que tem o Courrier Internacional para contar-me sobre os sonhos. Parece que todos nós sonhamos sempre, mas que poucos se lembram daquilo com que sonham. Pois eu tenho o infortúnio de lembrar-me todos, todos os dias e odeio. Há sonhos que preferia não ter e muito menos recordar durante o dia. Infelizmente, sempre fui assim. Sejam sonhos bons, maus, aborrecidos, repetidos, assustadores: não há diferença, pois lembro-me sempre deles e chego a acordar cansada por isso mesmo. Tenho a sensação de que o meu cérebro não se desconecta, de que está sempre muito alerta. A ver se agora percebo porquê.

Por ser um tema importante e interessante; por ser uma parte muito considerável da nossa vida e por merecer toda a atenção, ficam estas duas sugestões de leitura para um mês que tende a ser de férias e, por isso mesmo, de grandes sonecas.



6 comentários:

  1. Não sei se por artigos de revistas se alcança o saber do sono. Melhor que nada, claro.
    O sono tem bastante a ver com ciclos, por exemplo, acordar a meio de um é péssimo e pode arruinar o dia.

    Este ano tenho férias só em Setembro, até lá aproveito os fins-de-semana :)

    Gostei de ler há uns anos "A Interpretação dos Sonhos", de Freud.

    ResponderEliminar
  2. O respeitinho é muito bonito :DD
    https://www.youtube.com/watch?v=qePGiFWpCB4

    ResponderEliminar
  3. :)
    Almocei na "companhia" de dois grandes Senhores: Steiner e Lobo Antunes. Uma hora e quinze de conversa muito interessante.
    Caso ainda não tenhas visto, recomendo. Não darás o tempo por perdido.

    https://www.youtube.com/watch?v=4krgSx7TXxM

    (Desculpa-me, sou uma chata com os links)
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Marta não se canse, a dona não lhe liga peva.

    ResponderEliminar
  5. Como? Algum problema, Sr. Anónimo? O que o apoquenta?

    ResponderEliminar