quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Desperdícios de oxigénio

O meu facebook (e o vosso, provavelmente) é diariamente inundado por anúncios sobre animais que foram abandonados e que procuram novos donos. Muitos faziam parte de famílias, há mais ou menos anos, e acabaram descartados como lixo. De vez em quando até somos informados da razão que levou ao abandono do animal. Dia após dia, seja verão ou inverno. 

Honestamente, e percebendo o motivo que leva tantas e tantas pessoas a partilhar estas notícias, preferia não ver nada disto. Faz sentido que uma rede social, mais do que futilidades, possa até servir para fazer bem a animais que, coitados, toparam com gente estúpida que não soube cuidar deles. Se os anúncios evitarem um abate e servirem para um gato ou um cão arranjarem novos donos que os queiram, tanto melhor. Só não gosto de ver esses anúncios no meu mural porque acho que surge em mim um qualquer demónio que, na maior parte do tempo, está adormecido.

Mas que gente ranhosa é capaz de livrar-se de um animal que, provavelmente, arranjou em determinada altura por livre vontade? Que grandessíssimas bestas são capazes de deixar na rua, privados de tudo, seres que precisam de quem deles cuide porque estão habituados a isso e porque, não raras vezes, não são de modo algum capazes de sobreviver sozinhos? Como podem esses idiotas dormir uma noite que seja sem que doa a consciência? A essas pessoas desejo o pior. De verdade. Por muito que gostasse de ser capaz de perdoar tamanha enormidade, não consigo deixar de desejar a esses enormes retardados que passem um dia pela mesma situação de abandono e que experimentem a mesma dor, o mesmo medo, o mesmo sofrimento que os seus gatos ou cães experimentaram. 

E depois ainda há os outros. Há poucos dias, vi uma publicação de alguém que em tempos se descartou de um animal, em que fazia uma ode aos animais que, anos depois, arranjou e que ainda tem em casa. Fiquei profundamente enojada. A hipocrisia e a crueldade são tais que chegam a faltar as palavras. Fica a vontade de recordar o animal que entretanto ficou pelo caminho; que ou se desenrascou ou morreu porque determinado parvalhão decidiu que, de repente, aquele bicho que até aí tivera um tecto, comida, água e o mínimo de conforto deixou de merecer isso tudo e podia perfeitamente ir para a rua. É asqueroso, revoltante, nojento, desprezível e quem o faz não merece nada. Nem palavras, nem sorrisos, nem likes nessas porcarias de publicações hipócritas que colocam.

Não tive muitos animais ao longo da vida, mas há alguns meses que tenho um gato. Há alguns meses li qualquer coisa que dizia que nós temos muita gente que nos acompanha, mas que os nossos animais só nos têm a nós. Por isso, se os escolhemos, assumimos um compromisso PARA A VIDA e, se por alguma razão não puder ser, temos a obrigação de tomar as providências necessárias para que o animal fique com quem pode cuidar bem dele. A vida muda, os lugares acabam, mas os animais não têm culpa: é nossa obrigação e nosso dever deixá-los em segurança antes de seguirmos sem eles.

Quando chego a casa, o Sr. Gato está sentado no tapete do hall à minha espera. Lança um longo bocejo e atira-se para o chão para as festas do costume. Durante dois ou três minutos somos dois tontos a rebolar no tapete: eu a rir e a falar com ele e ele a ronronar e a bocejar de regozijo. Todas as manhãs, ainda antes de cuidar de mim, já tratei dele: já lhe troquei a água, já lhe pus comida, já lhe dei o malte para as bolas de pelo, já lhe limpei a caixa da areia e já lhe fiz a mistura (guloso) de ração seca com água (o 'chocapic' dele, como lhe chamamos). E depois de alguns meses a fazer isto por ele, parte-me o coração imaginar o que seria de repente largá-lo no mundo ao estilo "Agora desenrasca-te!". Custa-me tanto imaginar o desamparo e o profundo medo que o animal deve sentir. Só mesmo quem não tem quaisquer valores, quem vale menos que nada pode sequer imaginar que não existe mal nenhum em abandonar um animal. Quem gosta verdadeiramente dos animais que tem em casa sabe muito bem que é muito o que fazemos por eles, mas que é muito mais o que eles fazem por nós. Quem os abandona não sabe isso, não sabe nada, não vale nada.

Gostava muito que as publicações que procuram novos donos terminassem. Significaria que já não seriam necessários novos lares. Porém, existirão enquanto os projectos de gente que abandona, animais continuarem a fazê-lo como quem bebe água. Nós abandonamos deliberadamente um animal; todavia um animal não nos abandona deliberadamente a nós. É isto que torna os animais muito melhores do que muitos seres humanos.


Sem comentários:

Enviar um comentário