segunda-feira, 14 de abril de 2014

Como disseste?!

Após quase três meses de aulas a ensinar Os Lusíadas a uma turma do nono ano, hoje, realizando exercícios numa aula extra de preparação para exame, a pergunta a responder era "Quem é o herói d'Os Lusíadas?".

Preparei-me para a resposta obviamente correcta que viria de lá e até me recostei na cadeira distraidamente. A pergunta era de resposta tão fácil ao fim de tanto tempo de epopeia camoniana que metia nojo. Pois lá veio resposta, completa e tudo: "O herói de Os Lusíadas é Ulisses."

Até me engasguei. Como? Quem? Os Lusíadas? OS LUSÍADAS??? Os descendentes de Luso? Os que partiram da "ocidental praia lusitana"? GOD!

Respondi: "Não, querida, o Ulisses tem uma epopeia só para ele. Esta é nossa: é do povo lusitano. Daí o nome que tem...". A menina olhou para mim com um misto de embaraço e de riso. Eu, por meu lado, hiperventilei e soltei uns palavrões mentais. Caramba, o herói de Os Lusíadas é daquelas coisas que toda a gente sabe, principalmente gente que vai a exame nacional daqui a dois meses. Estou bem tramada, estou...

Sem comentários:

Enviar um comentário