sábado, 8 de março de 2014

Mudam-se os tempos, mudam-se as revistas

 
 
Há alguns anos comecei a comprar a revista Ler que saía todos os meses. De vez em quando lá falhava uma edição, ou porque a capa nada me dissesse ou porque (em tempos de estudante) nem sempre estava virada para dar cinco euros por uma revista sobre livros que, assim como assim, também não poderia comprar com a frequência que desejaria. Fosse como fosse, habituei-me a trazer para casa uma publicação que falava de livros e que me ensinou muito, mesmo muito, sobre tal mundo. Houve, também, muita coisa com a qual não concordei e, afirmo novamente, odiei a última mudança gráfica pela qual a revista passou. Ainda assim, era a 'minha' revista e eu gostava de a ter na mesa de cabeceira mês após mês.
 
Soube ontem que, devido a esta maldita crise a que não se vê o fim e que por entre tudo aquilo que já destruiu, foi dando um imenso arraial de porrada na cultura, esta publicação deixará de sair todos os meses para passar a ser trimestral. Assim, depois da edição deste mês, só voltaremos a cruzar-nos com um novo número da revista em Junho. Na prática, sairá um volume por estação do ano. Bela porra.
 
Enfim, dizem-nos os responsáveis que, para que os efeitos sejam mínimos, cada edição tornar-se-á maior (pergunto-me se mais cara, também...) e que nascerá uma página na internet dedicada à revista e às notícias do mundo editorial que vão surgindo e que mereçam destaque. Para mim não é o mesmo. Ainda que lesse a revista sempre algumas semanas depois de a ter comprado, era por ela que ia sabendo o que de novo apareceria nas prateleiras das livrarias. Comprei muitos livros por ter sabido deles através das páginas da Ler e, não raras vezes, procurei-os ainda antes de eles chegarem às lojas, só porque tomara conhecimento da sua existência através de artigos lidos. Agora tenho de esperar três meses por cada revista, crendo que muito terá de ficar para trás de modo a que três meses do mundo do livro possam caber em cada edição. É a crise e a falta de apaixonados pelos livros e pela leitura que levam a esta mudança. É triste, mas, afinal, é sempre assim que tudo tem sido. Agora já nem a revista Ler destoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário