segunda-feira, 7 de julho de 2014

A Primark ou o anão fugido

Fala-se muito da Primark e, quando abriu no Colombo, foi a verdadeira loucura. A bem da verdade, já ouvia falar desta loja havia muito tempo, mas situava-se em centros comerciais muito 'fora de mão' por isso nunca tinha ido lá. Apenas entrei numa Primark ali pela altura do Natal e a experiência foi um horror. É loja até perder de vista e com gente que não acaba. Não é, de todo, a minha praia.
 
Hoje voltei lá com uma amiga e, sendo criatura que aprecia um bom pijaminha, resolvi comprar um com uma personagem da Disney. Uma pechincha: doze euros. Nada comparável com os caros (porém duradouros) pijamas da Oysho. Trago, então, o dito pijama para casa e ponho-o a lavar com outra roupa que tinha para meter na máquina. Dei-me ao trabalho de ver a etiqueta das calças e a da camisola. Coloquei tudo na temperatura indicada nas etiquetas de ambas as peças.
 
Ao retirar a roupa da máquina apercebo-me de que há umas coisinhas pretas agarradas às peças. Sendo uma máquina de roupa clara e não tendo nada que se desfizesse comecei a estranhar.  Até que se fez luz: ai o boneco da camisola do pijama! Atiro-me logo à bendita tshirt e - supresa ! - no lugar de um dos anões da Branca de Neve encontro um enorme espaço em branco. Ou seja: o pijama que comprara duas horas antes estava irremediavelmente estragado. As calças estavam boas, mas a tshirt passou a ser uma enorme mancha branca (onde antes estava um anão sonolento) com uns ditos ao lado. Bela porra.
 
Passou-me pela cabeça agarrar no pijama e levá-lo à loja para perguntar se a roupa da Primark é toda assim, mas não vou fazer isso. Não me apetece, honestamente, voltar a percorrer uma loja interminável até às caixas, esperar, explicar, voltar a garantir que lavei à temperatura adequada, blá blá blá. Não vale a pena. Vou ficar com as calças, usar a tshirt para as limpezas cá de casa (com uma tão valente mancha branca, mais lixívia, menos lixívia não é problemático) e NUNCA mais comprar uma peça de roupa que seja naquela loja. Uma única peça. Não digo que não compre uma almofada, uns cabides, um patinho de borracha, o que seja. Mas roupa não. Só me enganam uma vez. Fico com o prejuízo, porém também fico com a certeza de que prefiro dar mais de vinte euros por um pijama numa loja cujas peças duram quatro ou cinco anos (verdade) do que dar doze num lugar onde à primeira lavagem a piada da peça desaparece.
 
Durante muito tempo ouvi grandes louvores, mas também grandes ataques à roupa da Primark. Nunca formei opinião porque nenhuma peça me passara ainda pelo pelo. Agora junto-me ao coro dos que afirmam que a roupa é barata porque dura pouco, porque se estraga logo. É verdade. Acabou de acontecer-me isso. Sorte de principiante, talvez.

4 comentários:

  1. OLÁ, MEU POVO!!!
    Sentiam a minha falta? Please, say yes. :-D

    Filha, 'tá que 'tá?
    Olhe, enquanto lia este seu post, lembrei-me de uma frase (inventada não sei por que alma genial):

    "If you fuck me bad once, shame on you. If you fuck me bad twice, shame on me."

    E esta hein?


    Despeço-me com saudações e a típica alegria!

    ResponderEliminar
  2. Tiveste muuuito azar. Eu não vou muitas vezes à Primark, acho que em toda a vida devo ter ido aí umas quatro ou cinco vezes, mas adoro! Nunca tive problemas com nenhuma das peças. As melhores aquisições foram meias, soutiens (de algodão que já foram dezenas de vezes à máquina) e tops/t-shirts/blusinhas básicas. Já para não falar de quinquilharias várias que parece que não servem para nada mas são quase dadas e giras. :D Tenta mais uma vez!

    ResponderEliminar
  3. É que se eu até tivesse desrespeitado a temperatura de lavagem, mas não. Fui às etiquetas e o resultado foi que tive de lavar a roupa toda outra vez porque o anão desfeito espalhou-se por todo o lado. É muita má impressão para uma primeira compra. :(

    ResponderEliminar
  4. Olá!!! De facto foi muito azar... Sou uma consumidora voraz da Primark, apesar de não comprar todo o tipo de artigos, nunca me aconteceu tal coisa... Tenho coisas da loja do Dolce Vita para aí de 2009 que ainda estão impecáveis, mas eu não sou muito dada a estampados.... De todas as vezes que fui à assistência trocar coisas fui sempre bem atendida, e rápido.Vou sempre a Sintra porque fica mais perto, tenta ir lá e explicar...

    ResponderEliminar