quinta-feira, 18 de abril de 2019

A Menina Quer Isto CXV

Wook.pt - Kentukis

Nunca li nada desta autora e confesso que nunca havia ouvido falar dela. Mas hoje li esta crítica no Observador e fiquei muito curiosa relativamente a este romance que trata de um presente meio futurista, no qual humanos adquirem por alguns dólares um peluche que lhes fará companhia, sendo remotamente comandado por um outro humano. O leitor acompanha ao longo de mais de duzentas páginas as relações de várias personagens com estes Kentukis, os bonequinhos japoneses que viverão com elas e que nunca poderão ser desligados. No fundo, parece-me haver aqui a questão da solidão dos nossos tempos, mas também do modo como a tecnologia entra na nossa vida com grande pompa e circunstância. Abrimos-lhe a porta com gosto e deixamo-la aberta até ao dia em que percebemos que essa mesma tecnologia está a arruinar-nos, como parece suceder a alguns dos donos de Kentukis. É tudo muito bom e bonito até ao dia em que se percebe que aquele boneco, aquela companhia simpática tem alguém por trás dela e é mais prejudicial do que benéfica.

Fiquei muito curiosa com esta história. Acho que vou acrescentar este título à lista de desejos para a Feira do Livro de Lisboa, que começa no final de Maio. Se entretanto algum dos três leitores desta casa passar os olhos por este romance, manifeste-se, por favor. Gostava de saber o que pensam sobre tal história.

Nota: A imagem saiu daqui.

4 comentários:

  1. Li "Pássaros na Boca", na edição da Cavalo de Ferro, e gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou muito, mas muito curiosa. A sinopse do livro e a crítica do Observador fazem-me pensar que se trata de uma história que, representando uma espécie de futuro no presente, refere problemas dos nossos dias.

      Eliminar
  2. Li "Pássaros na boca" e foi das raras vezes em que me vi feliz entre contos. Com tempo, quero ler tudo de Schweblin.

    ResponderEliminar