segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Ironias canino-literárias

O meu cão, mais conhecido como Madame Pochita, atacou um livro da minha estante. Teve gosto, pode dizer-se. Mas acredito que até o nome do livro fosse uma afronta difícil de suportar. Vai daí e o melhor mesmo é fazer desaparecer o maldito livro da prateleira e, se possível, da face da terra. Madame Pochita tentou, mas o livro deu luta. Melhor: os gatos deram luta. Sim: Madame Pochita tentou destruir O Livro dos Gatos, de T. S. Eliot. Tenho ou não tenho um cão capaz das maiores ironias?






7 comentários:

  1. :DD
    Tivesse ela escolhido e o resultado não seria tão bom.
    O melhor será não contares aos felídeos, para que não cause animosidade.

    Terminei ontem um livro de (mais) um escritor português esquecido e nunca mais reeditado, Carlos Malheiro Dias. “Os Teles de Albergaria”, gostei muito, e de acordo com Gaspar Simões deveria ocupar o segundo lugar do podium logo a seguir a Eça. “ Deveria ter sido o nosso maior romancista depois de Eça de Queirós. É mesmo justo dizer que dele tinha as virtudes sem dele ter os defeitos”. Se tiveres oportunidade, e caso ainda não o tenhas lido, claro, não deixes de o fazer. As personagens foram muito bem desenhadas, há também um contexto histórico-político, absolutismo e liberalismo muito interessante, a profundidade com que analisa certas situações é deveras entusiasmante e moderno para a altura.
    Deixou-me imagens vívidas relativamnte ao solar da família, à paisagem que o circunda, à semelhança do que me aconteceu com a “Sibila”.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço o autor, mas com esses elogios acho que vou precisar de conhecer. Infelizmente, os livros do Eça que ainda me falta ler são poucos. Por isso preciso de outro autor, que me faça igualmente feliz, para o qual me virar. Boa sugestão. Vou procurar. :)

      E a tua mais velha? Espero que melhor. A minha Madame Pochita revela gostos literários muito apurados, a grande bandida. Aqueles dentinhos a crescerem querem morder tudo.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
    2. :) No olx, no coisas ou em alguns alfarrabistas deve haver ainda.

      A minha mais velha estaria óptima não fossem as glândulas anais. No fim de Setembro fez dezassete dias de antibiótico, pós cirurgia fez mais, não especificamente para, mas deveria ter combatido. Agora duas medicações diferentes, pomada rectal e ração hipoalergénica. A ração, até ver, está a ser comida, talvez devido aos corticóides que geram apetite ou ao facto de ser novidade. Veremos. Está complicado. Melhora mas não passa. Parece uma coisita sem importância mas não é. É uma maçada porque lhes tira qualidade de vida e pode tornar-se crónico. E o cheiro fétido quando estão no auge da coisa! Retirar glândulas está absolutamente fora de questão.
      Nunca teve este problema, nunca. Sempre a inovar.

      Sim, esses dentinhos agulha querem é morder :)
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. :)
    A extraordinária e refractária Antígona estará com promoções, começando na segunda-feira e terminando a 9 de Dezembro. Até 40%.
    Não posso desgraçar-me sozinha. Resolvi partilhar ;)

    Leio “Andanças com Heródoto”, de Kapuscinski. Muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me digas nada. Tantos emails de editoras que vão fazer descontos. Algumas vão fazer só na sexta-feira, mas outras prolongam as promoções no tempo. Segura-te, coração! Obrigada por avisares. Tenho mais uns livros para a estante para vos mostrar. A ver se no fim de semana consigo.

      As Minhas Quixotadas

      Eliminar
  3. Madame Pochita tem um alvo bem definido e um sentido de humor aguçado :) tenho esse livro na estante à minha espera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um sentido de humor irrepreensível, diga-se. Mas também só escolhe bons autores. Maldita. :P

      As Minhas Quixotadas

      Eliminar