quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Em busca de lugar na estante XVI


Directamente para a prateleira de que Saramago tem a exclusividade. Saído há pucos dias, já cá canta. Yupiiii!

15 comentários:

  1. As orelhitas de Madame Pochita já tiveram o ok? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na sexta-feira foi ao veterinário. Aproveitou para fazer a desparasitação novamente e as orelhitas passaram no exame. 🙂 Agora tenho Lady Gatica com dieta gastrointestinal porque andou toda desarranjadita. Um mal nunca vem só. Enfim...

      Agora, no telemóvel, não consigo comentar como dona do blogue. Estou a ficar um bocado farta do Blogger e de tudo o que funciona mal nesta plataforma. Desde há vários meses que deixou de informar-me quando alguém deixa um comentário para eu moderar, e agora também não me deixa comentar identificada. Que coisa irritante!

      Desculpa o desabafo. Continuo a ler “O Pintassilgo”, de Donna Tartt, e está a ser excelente. Mereceu bem o Pulitzer. Vale bem a pena, mas espero falar mais dele quando o terminar. Antes ainda queria falar de outro que li e sobre o qual tenho uma quixotada a meio. Tenho tido pouco tempo para dedicar aos blogues, infelizmente. Beijinhos e obrigada pela preocupação.

      As Minhas Quixotadas

      Eliminar
  2. Oh, pobre Gatica. As melhoras dela.

    Exactamente há uma semana tive que operar a minha mais velha. Quis ser eu a fazê-lo.
    O que inicialmente, após palpação, achei ser uma mastite revelou ser um cancro mamário. Só depois da toma do antibiótico, e consequente desinflamação, é que pude constatar o que era na verdade. Havia feito, como sempre, palpação quatro dias antes.
    Esta minha bicha está sempre a inovar. Mesmo esterilizada arranja estas coisas... A percentagem de poder acontecer é baixíssima, baixíssima.
    Portou-se lindamente, não me dou preocupações nenhumas durante a cirurgia. Estava eu a suturar e ela já a querer acordar e a tossir por causa do tubo :) Uma despachada!
    Havia sérios riscos, como o de não sair com vida da mesa ou de ficar meia patareca (a idade que já tem), ou ainda o de piorar em termos de locomoção (se te recordas, ela teve um episódio em que ficou praticamente sem andar e nestas cirurgias as pernocas têm que ficar abertas).
    Tudo correu bem, felizmente.
    No fim-de-semana esteve muito letárgica, não se mexia para nada e estava muito trôpega a andar.
    No domingo fiz-lhe borrego, carne de vaca, bife de atum, medalhões de pescada. Tudo na sous-vide. Rejeitou tudo Tive que forçá-la com a seringa e com a comida húmida. Quando tem que ser, não há nada a fazer.
    Na segunda-feira, estava cheia de apetite e espevitada :)))
    Hoje já lhe tirei algumas suturas.

    Desculpa o desabafo também, excedi-me bastante.
    E tu, desabafa à vontade :DD se o blogger merece não te coíbas de reclamar.
    As melhoras rapidas de Gatica, mais uma vez.
    Estou a começar o terceiro tomo de “ Les Thibault” e a gostar muito.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, os animais tb tem cancros?
      Já que ninguem desejou melhoras. Desejo eu.
      Melhoras.

      Eliminar
    2. Gatica está bem. Já lhe passou a maleita. E como está a tua menina? Espero que bem. Estes miúdos dão-nos grandes sustos. Felizmente, ela está em boas mãos. :)

      Aproveito os teus conhecimentos sobre os nossos bichos para te pedir uma opinião: a ração da Eukanuba é boa? Mandámos vir uma saca para a Madame Pochita. Ela devora tudo, mas queria saber se está ração lhes faz bem.

      Responder a comentários no blogue agora é um inferno. Não sei o que se passa com isto. No telemóvel nem me consigo identificar como a dona do blogue. Só mesmo no computador e ne o tenho usado. Por isso peço desculpa pelas faltas de respostas por vezes.

      Ontem comecei a ler “Bomarzo”. Até agora vai bem.

      Beijinhos. :)

      As Minhas Quixotadas

      Eliminar
    3. Peço desculpas por só agora aperceber-me dos bons desejos. Nao reparei.
      Agradeço imenso. Tudo vai bem, muito obrigada.
      Sim, os animais, lamentavelmente, têm cancros. Não são diferentes de nós.
      Muito obtigada.

      Eliminar
    4. Se os riscos eram muito sérios porque é que a operou? nao e um risco maior?

      Eliminar
    5. Sendo veterinária, a Marta com certeza pensou nos prós e nos contras e avançou para uma cirurgia que lhe poderia salvar o cão. Todos os dias se tomam decisões destas que, felizmente, acabam bem. Ela, melhor do que ninguém, o saberá. Era isso ou morrer de cancro.

      Marta, espero que a pequena já esteja totalmente recuperada.

      Eliminar
  3. :)
    Ainda bem que Gatica já está recuperada. A minha menina está bem, obrigada. Tirei ontem as restantes suturas e deixei somente a casaquinha como protecção.

    Tens uma “aspirinhas”? A minha quando foi para casa também era assim, muita fomeca passada na rua.

    Quanto à ração, pouco importa se damos a melhor do mercado. Se não gosta, não gosta. Há que ter sempre isso em conta, a aceitação por parte do animal. Eles mandam, quase sempre.
    O mercado das rações é pantagruélico, não admira que seja difícil decidir.
    A nutrição é um elemento que, nós, donos e veterinários, podemos manipular de forma a
    prolongarmos a longevidade e performance do animal.

    O milho, por exemplo, é óptimo devido ao seu alto nível nutricional, rico em hidratos de carbono, proteína e ácido linoleico.
    Quanto menor a quantidade indicada a ser dada, melhor a qualidade da ração. Ficam saciados com menor quantidade.
    Há sempre que ter em conta:
    O aspecto do pêlo e da pele (baço e quebradiça, respectivamente, não é o pretendido);
    O volume das fezes não deve ser gigante, claro que se deve ter em atenção o tamanho do animal, no entanto grandes volumes fecais são indicativos de que a ração não está a ser bem digerida, nem aproveitada.
    Ora bem, parte prática: as fezes são normais, nem moles nem duras? Nao perde apetite de um dia para outro?
    Mantém a que lhe dás para já. Uma ração boa, a menos que lhe tenham mudado a composição, não sei, é a Hills. Menos marketing, mas boa. Nenhuma das minhas a come, mas acho bastante boa a nível nutricional.
    Quando voltares ao veterinário pede o seu conselho. Diz que tipo de actividade tem, possíveis problemas dermatológicos, esse tipo de coisas. Aconselhar-te-á adequadamente. Após as esterilizações, como sabes, não necessitam de uma alimentação muito calórica. Possivelmente terás que mudá-la. Depois compras onde quiseres, evidentemente.
    Vi Madame em duas fotos, não posso dizer muito mais.
    De qualquer das formas, qualquer dúvida diz e tento responder.
    Tens uma da rua, são do combate :)))

    “Bomarzo”, já te disse anteriormente, tive que comprar sob pena de dar em louca após a visita aos jardins. Anos depois, lá está, na estante. Ficarei atenta para ler a tua apreciação.
    Beijinhos aos quatro :)

    ResponderEliminar
  4. Você operou o seu cão por ego. Sabia os riscos q avancou. Brgonha.
    Como e rica. ja se sabe pelo que escreve. Menina riquinha tudo e permitido. Uma vergoha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Brgonha» é vir a um blogue escrever isto sobre alguém que tem um animal de quem gosta e ao qual quis salvar a vida tratando-o de uma doença grave (sabendo bem o que fazia, ou não fosse ela veterinária com vasta experiência). Mais: não sei o que o que quer dizer com «rica» ou «riquinha». Consegue ver isso pelo que a Marta escreve? Bom, mesmo que o seja, não sei o tem isso que ver com o resto ou o que tem alguém que ver com isso.

      Aliás, se há pessoa que gosta de animais e que tudo faz por eles é a Marta, pelo que a injustiça das suas palavras é tremenda.

      Por fim, como autora do blogue e moderadora dos comentários, evito sempre ser demasiado intransigente na sua moderação. Publiquei este comentário para poder dar-lhe esta resposta, mas não admitirei mais qualquer tipo de insulto a algum visitante desta página. O blogue «As Minhas Quixotadas» tem vários anos de existência e tal nunca aconteceu. Não será, certamente, agora que alguém virá conspurcar esta página que sempre esteve marcada pelo bom humor, pela tolerância e pela empatia pelo próximo.

      Eliminar
    2. Eu nada percebo de veterinária mas posso contar-lhe o que vi o sobre o cancro da mama numa cadela.
      A minha prima teve uma com o mesmo cancro e decidiu não operar logo porque ela parecia bem. 1 mês depois a mama rebentou (a vet já tinha dito isso)e é impossível imaginar os litros de sangue. Impossível. O sofrimento e o estado da cadela. Depois disso acontecer é só abater porque não há outra solução. Foi o que aconteceu.
      Muito injusto este comentário. A decisão não deve ser nada fácil e ao contrário da minha prima a Marta tomou a mais difícil e com conhecimento.
      Pensar antes de comentar é bom.
      Ainda bem que a dona do blogue soube defendê-la.
      Boas festas.

      Eliminar
    3. Mesmo sendo difíceis, as decisões têm de ser tomadas. Sejam connosco ou com os nossos animais. E todos sabemos que nunca é de ânimo leve que tomamos decisões sérias que envolvem os bichinhos que nos aquecem a vida. Tenho muita pena pelo que aconteceu à cadela da sua familiar.

      Já ao contrário, se tomar decisões é difícil, falar é fácil e assim surgem comentários como o que aqui viu. Há pessoas que não medem as palavras e que pensam que, através de meia dúzia de comentários num blogue, ficam a conhecer outras e que isso lhes dá o direito de dizer tudo. É uma ideia errada e é triste. Felizmente, aquele comentário foi "filho único".

      Obrigada pela visita. Volte sempre. A Madame Pochita, os felinos e os livros aguardam sempre novos olhares. :)

      Eliminar