segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Una Historia de La Guerra Civil Que No Va Gustar a Nadie - o balanço


Já acabei de ler este livro há vários dias, mas como andei (e ando) em crise de inspiração e de vontade de escrever, só hoje venho falar-vos dele.

Na minha opinião, ler sobre guerras não é nada fácil. Em primeiro lugar porque há o nosso lado emocional que, quando não é totalmente posto de lado (algo que só acontece mesmo se o autor for muito mau), faz com que experimentemos alguns sentimentos que nos atordoam. Ninguém gostará de ler sobre milhares de mortos, sobre torturas, sobre crimes hediondos que ficam sem castigo. Por isso, ler sobre conflitos bélicos exige um estômago que nem sempre está preparado para tais leituras.

Por outro lado, uma guerra nunca é simples. Envolve avanços e recuos, estratégias e estrategas, gente leal e desleal, causas e consequências e, ainda, um desmesurado número de nomes de intervenientes que ora estão de um lado, ora se passam para o outro. Fora isso ainda temos os nomes de cada tipo de armamento, a designação e a explicação de cada estratégia utilizada, as datas em que se conquistou determinada vitória ou um redondo fracasso. Não, ler sobre guerras não é nada fácil.

Contudo, este livro de Juan Eslava Galán facilita-nos a vida no que à Guerra Civil espanhola diz respeito. Talvez seja por isso o «que no va gustar a nadie» do título: é que com esta história todos perceberão o enorme desastre que foi aquele conflito e todos repudiarão ainda mais o arrastar ao longo do tempo e apenas por orgulho uma guerra que estava mais do que perdida. Permite-nos, este livro, perceber como começou e como se desenrolou a Guerra Civil espanhola iniciada em 1936. Mais: como colaboraram nela as outras nações e de que modo foram determinantes para o seu desenlace. O autor deixa ainda bem claro, através de uma escrita muito simples, que papel teve o povo neste conflito e como o sexo masculino se transformou em constante alimento fugaz de uma guerra que estava perdida. Percebemos como um dos lados partiu em vantagem e como o outro teve de se adaptar às circunstâncias e aprender a lutar já com a guerra bem avançada. Percebemos, também, como Franco soube contornar todos os obstáculos que pudessem impedi-lo de chegar ao poder e de tornar-se no «Generalíssimo». Espantamo-nos com a facilidade com que se fuzilavam dezenas e dezenas de pessoas cujos corpos, muitas vezes despejados em valas comuns, nem chegaram a aparecer. Arrepiamo-nos com o bombardeamento de lugares como a tristemente conhecida Guernica e como, afinal, mais do que estratégia militar espanhola, tal acontecimento serviu à Alemanha para testar os seus aviões e a capacidade de bombardeamento, ganhando com isso conhecimentos que viriam a ser utilizados na já prevista Segunda Guerra Mundial. Mas, sobretudo, recordamos que tudo isto aconteceu há menos de cem anos aqui ao lado e terminamos a leitura perguntando o que é mais óbvio: como raio foi isto possível?

Este é, sem dúvida, um livro fabuloso para quem quer começar a ler sobre a Guerra Civil espanhola. É claro, está bem organizado e abrange tanto a parte militar da guerra quanto as consequências da mesma sobre os civis (por exemplo, a fome que assolou as populações nos territórios controlados pelos republicanos, como foi o caso de Madrid que resistiu estoicamente ao cerco feito pelos fascistas). Além disso, o autor escreveu outros livros que, usando o mesmo tom, seguem a história espanhola ao longo dos tempos que se seguiram à guerra, tanto durante a repressão franquista quanto depois, já na fase de transição. Escreveu, ainda, livros que explicam outros conflitos (como as Guerras Mundiais e a Revolução Russa), ou religiões como o Cristianismo. 

O mais importante de tudo, parece-me, é que este livro abre portas: quem quiser ler mais sobre a Guerra Civil espanhola poderá, a partir dos conhecimentos com ele adquiridos, chegar mais facilmente a outras leituras (até porque a bibliografia final é riquíssima); se, por outro lado, o leitor quiser ficar por aqui, já terá uma ideia muito clara do que aconteceu e do que levou à vitória de Franco no final do conflito. Por tudo isto, o balanço é positivo e a menina recomenda este livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário