domingo, 27 de dezembro de 2015

A Menina Quer Isto LXVI

Infelizmente não dei pela publicação deste menino antes do Natal e só soube da sua existência hoje, por isso não figurou na lista de pedidos ao Pai Natal. Mas agora que sei que a Relógio d'Água lançou esta tradução do último romance de Dickens, O Amigo Comum, só posso dizer que quero, quero e quero este livro cá em casa. Nem de propósito, há umas horas babei-me toda a ver uma adaptação do livro Grandes Esperanças no BBC Entertainment. De facto, Dickens é único. Ainda que o pano de fundo pareça sempre o mesmo, que o ambiente pareça sempre tristemente sujo e igual, a verdade é que procurou captar o real e a realidade era, também, bastante escura e desagradável, com um abismo gigantesco entre ricos e pobres. De tudo o que já li dele, ou melhor, de tudo o que já li, David Copperfield ficará para sempre como um dos melhores livros que tive a oportunidade de conhecer. É extraordinária a forma como aquela personagem consegue o seu lugar no mundo depois de não ter tido nele lugar algum. É absolutamente fenomenal e com personagens tão abjectas, melífluas e peculiares que dificilmente se esquece um livro assim. 

E agora saiu este novo livro, com mais de setecentas páginas, que promete ser outra fonte de verdadeiro prazer literário. Aniversário e Natal já foram, mas a menina quer isto.


4 comentários:

  1. Recomendo "Os cadernos de Pickwick". Uma faceta diferente de Dickens e hilariante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li Os Cadernos de Pickwick quando foi publicado pela Tinta da China, em 2010, parece-me. Curiosamente, não gostei. Achei aborrecido. Não me pareceu Dickens e só em raros momentos achei, realmente, que a história tivesse alguma graça. Continuo a preferir o David Copperfield. Genial!

      Eliminar
  2. Também gosto muito de Charles Dickens. :-) Curiosamente, também vi, neste Natal, a mini-série Great Expectations, da BBC One.
    Em Dezembro, na Holanda, onde vivo, realiza-se um Festival em Deventer que lhe é dedicado. Dura dois dias.
    Deixo o link:
    http://presepiocomvistaparaocanal.blogspot.nl/2015/12/dickens-festijn-deventer-2015.html
    Bom 2016! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia desse festival. É giro porque sendo de outra nacionalidade, ter direito a um festival na Holanda só mostra que é um autor muito querido por todos. Agora estou curiosa para ler esta nova edição da Relógio D'Água e o próprio Grandes Esperanças, que anda para ali a pedir para ser lido. :)

      Eliminar