sábado, 22 de fevereiro de 2014

Something something Kids

Faço uma pausa na correcção dos testes porque me lembrei de um assunto de que vos quero falar já há algum tempo, mas de que me vou esquecendo. Pois de agora não passa.
 
Há uma coisa que me enerva e que sempre me enervou, mas cuja tendência se tem acentuado nos últimos tempos e, por isso, agora calha bem falar nela. E que coisa é essa? Nada mais nada menos do que a adaptação de tudo quanto é programa de entretenimento para um formato «Kids». Não é de agora. Acho que a primeira adaptação de que me lembro foi o «Mini Chuva de Estrelas», algures no século passado. Depois o que foi aparecendo foram, sobretudo, programas originalmente dirigidos a crianças. Ora, de há uns anitos para cá a piada é outra: primeiro faz-se um programa de entretenimento com adultos e, quando ele acaba, faz-se uma versão «Kids». Foi assim com o «Masterchef Austrália», foi assim com o «A Tua Cara Não Me É Estranha», foi assim com o «Chef's Academy», e provavelmente com muitos outros de que não me lembro.
 
Acho que quem concebe estas «versões mirim» considera ser engraçado pôr as crianças a fazerem o mesmo que os adultos fazem. Aliás, é uma coisa que a sociedade adora: ver crianças a fazerem coisas normalmente feitas por adultos. Sabe-se lá por que motivos, há quem ache muita piada a ver miúdos de dez ou doze anos a preparar um pratinho gourmet com a desenvoltura de um chef consagrado. Ou então vê-los imitar cantores conhecidos, trajados a rigor e caracterizados de forma a assemelharem-se o mais possível à personalidade imitada. O problema é que depois abrem a boca e sai o que seria de esperar: vozes infantis. Louva-se a coragem e o esforço, mas a coisa não foge muito à caricatura.
 
Quanto a vocês não sei, mas eu detesto este tipo de adaptações. Acho ridículo que se façam versões «Kids» de programas outrora feitos com adultos. Considero importante que se faça televisão a pensar nas crianças, mas isso não tem de ser obrigatoriamente a pô-las a cozinhar marisco ou afins. Parece-me que as pessoas adoram ver os miúdos a fazer coisas de adultos, como se fossem muito precoces, porém assusta-me que as pessoas já não gostem assim tanto de as ver a fazer aquilo que seria próprio da sua idade. Por mim, cada vez que me cruzar com um programa deste tipo, será certinho que o canal mudará rapidamente. Não tenho paciência e, pior ainda, revolvem-me o estômago tais programas. Mas, enfim, cada um sabe de si e não será certamente o meu zapping aquilo que abalará as audiências que alguns destes programas têm. São gostos...

Sem comentários:

Enviar um comentário