quarta-feira, 27 de setembro de 2017

O esplendor de Portugal

A minha médica de família reformou-se. Já ia sendo tempo e está no seu direito. A questão é que tanto quanto sei, desde que se efectua o pedido de reforma até que este saia, passam-se uns quantos meses. Custa-me a crer que a médica não tenha informado o Centro de Saúde de que se ia reformar e, sabendo como ela era certinha, acredito que o tenha feito com muito tempo de antecedência. Então o que explica que não tenham arranjado mais cedo um substituto? O que explica que só agora esteja a decorrer o concurso para ocupar a vaga que ela deixou? Não me digam que nos meses em que a reforma esteve pedida, mas ainda não concedida não foi possível adiantar serviço e pôr lá um médico. É anedótico. 

Melhor só mesmo aqueles colégios privados que sabem que um dos seus docentes vai ter um filho para aí seis ou sete meses antes de o bebé nascer e não fazem nada para assegurar a substituição. Depois, quando o pai ou a mãe se ausentam do trabalho devido ao nascimento, é que andam a correr atrás dos outros professores para ver se podem trabalhar horas a mais (a custo zero e por pura camaradagem) e tapar os buracos deixados por uma ausência mais do que anunciada. Até que alguém aponta o ridículo da situação (para mais num colégio privado) e, a contragosto, lá aparece um substituto com uma semana ou mais de atraso. 

Que fazer? Em Portugal somos assim: gostamos de ir empurrando com a barriga e de tapar buracos feitos por estupidez. 

8 comentários:

  1. Há tanta coisa que não se entende.
    Falam, discutem, expõem, traçam estratégias, debatem, mas tudo permanece igual.

    Excesso de médicos e de professores, não é o que dizem? Pois sim, já se vê que sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a parte dois:

      Hoje recebi uma sms com a receita que fui pedir ao posto médico e que seria passada por outra médica. Medicamentos de toma prolongada para problemas crónicos (tenho hipotiroidismo): uma caixa, PORÉM paracetamol para tomar em SOS: duas caixas. Liguei para o posto médico e disseram-me que ela não podia passar mais porque só está temporariamente a fazer isso, não é a minha médica. E eu disse à senhora «Ok, até percebo que não possa passar três caixas do mesmo medicamento mesmo estando no meu processo que é de toma diária e necessário provavelmente para o resto da minha vida. Mas pode já agora explicar-me por que motivo me foi passada apenas uma caixa desse medicamento e DUAS de paracetamol para tomar em SOS????». Do outro lado até ouvi grilos. Depois desisti. Há guerras em que nem D. Quixote se envolveria.

      Eliminar
  2. Que situação.
    Pensei que fosse somente uma necessidade pontual. Lamento.
    A tiróide desempenha um papel importante no organismo celular.
    É efectivamente uma perfeita estupidez e de uma negligência incrível.
    Como farás se não tiveres medicação suficiente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, os medicamentos para a tiróide podem ser comprados sem receita médica, embora fiquem mais caros. Se necessitar, é isso que vou fazer. Mas irrita-me que depois de ir pedir e pagar por uma receita tenha de pagar mais na farmácia porque uma médica não parou dois minutos a pensar na falta de lógica do que ia fazer.

      Nem me digas nada. Não damos nada pela tiróide, mas ela afecta tudo e mais alguma coisa. Só me apercebi disso quando comecei a ter este problema, devia ter uns 18 anos, talvez. Enfim, mesmo assim podia ser pior.

      Eliminar
    2. Ainda bem, ao menos isso.
      Nem imagino a fadiga que devias sentir ao fim de um dia de aulas.
      Sim, pode sempre ser pior.

      Eliminar
    3. Haja quem me entende! Sabes que, como os problemas na tiróide provocam sintomas doidos que parecem nada ter que ver com ela, se dizemos que estamos muito cansados ao fim de uma ou duas semanas de aulas, dizem que somos uns preguiçosos que andam sempre cansados. E se tivermos frio em Julho, quando toda a gente tem calor, que somos parvos. E se engordamos até por respirarmos, que estamos mais gordas. Confesso que já me disseram tantas coisas relacionadas com sintomas do hipotiroidismo sem que soubessem que eram maioritariamente provocadas pela doença que já nem comento. Só fico a pensar que as pessoas ficavam tão bem caladas.

      Demoraram anos a acertar na dose da minha medicação. Anos. Agora tomo a mesma já há alguns anos, mas as minhas análises são sempre uma doideira. Imagina, por exemplo, um valor que devia estar no máximo até 40 e está a 12 mil. Já tive disto. Já tive a tiróide a entrar em falência devido a uma alteração idiota da medicação. Já tive de tudo. E os sintomas todos, acho que não falhei um. Cansa muito estar cansada e os outros não perceberem o porquê da prostração no final de uma segunda-feira. Não compreenderem que ao chegar a casa desabasse no sofá e só quisesse ficar ali. Mas pronto. Aprende-se a viver com tudo e eu aprendi a governar-me com o que me calhou na rifa.

      Eliminar
  3. Trabalhei em aposentações: o centro de saúde não só sabia que ela se ia aposentar, como o pedido dela tinha de passar pela secretaria/rh para eles o validarem e enviarem. não tem desculpa.
    é também verdade que médicos que não o teu não podem passar triplicadas/tomas prolongadas, mas também é verdade que a culpa não é de todo tua e deviam responsabilizar-se por isso :/ lamento isso da tiróide, a minha também tem soluços e imagino o que seja ter de lidar com isso tratar diariamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que ali se passou é muito ridículo.

      Eu percebo que a médica que passou a receita até nem possa passar coisas para três meses. Mas daí a passar duas caixas de Paracetamol para tomar em SOS e uma de hormona da tiróide que é de toma diária obrigatória... É parvoíce.

      Odeio tiróides. Acredita: odeio, odeio, odeio. :S

      Eliminar