quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Se o olhar matasse...

...esta quixotada não existiria.

Hoje precisei de apanhar um autocarro.  Quando cheguei à paragem da Carris, verifiquei que estavam três pessoas sentadas no banco: uma idosa que conversava com outra de meia idade sobre doenças e uma terceira que assistia de forma coscuvilheira ao que as outras diziam, mas que teria sensivelmente a minha idade. Fiquei de pé junto a um dos suportes da paragem, mas de repente percebo que antes de mim tinha chegado uma senhora idosa apoiada numa bengala que aguardava de pé. Olhei com atenção para o banco para tentar perceber o que se passava e, sem compreender, disse à senhora que ela devia estar sentada. Ela olhou para mim com muita tristeza e disse que sabia disso "mas as pessoas...".

Achei inacreditável que neste mundo de bosta já ninguém veja os mais velhos, ninguém, muito convenientemente, enxergue uma bengala. Dirigi-me à moça que teria a minha idade e disse "Desculpe, mas esta senhora precisa de sentar-se."  Ela levantou-se e pediu desculpas, afirmou que não viu. A senhora lá se sentou, finalmente.

A moça que se levantara veio pôr-se de pé ao meu lado. Olhou para mim e eu sorri-lhe. Que fazer? Sou uma afável sem remédio. Mas de volta tive um olhar capaz de gelar o sangue a alguém que não se estivesse largamente a borrifar para uma pessoa tão parva. Aquele olhar dizia qualquer coisa do género "Sua vaca, fizeste-me ficar de pé!!!". Foi cena digna de ser filmada. Bem, pouco me interessa. A senhora ficou sentada e isso é que é importante. Com as raivinhas miúdas posso eu bem.

3 comentários:

  1. Quanto mais idade uma pessoa tem, mais invisível se torna, parece-me.
    Caso esteja sentada, levanto-me sempre para que um idoso tome o lugar. Mas, já aprendi a minha lição. Levanto-me e ofereço o lugar, não me levanto simplesmente. Quando o fiz uma vez, vi uma miúda a sentar-se e eu e o velhote a ficarmos de pé. Ora, não me levantei para ela e achei que teria o discernimento de entender. Claro que me enganei.
    Por outro lado, já me aconteceu oferecer o lugar e ouvir um "a menina acha que sou muito velho para 'tar em pé? Sossegue". :DD
    O problema é, o senso comum não ser tão comum quanto julgamos. Uma pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo cada coisa. Estamos a desumanizar-nos mesmo. Não sei onde pretendemos chegar com estas formas egoístas de agir, mas não será, com certeza, a nada de bom.

      Eliminar
    2. E por falarmos em desumanização. Vi este vídeo há dias, põe o dedo na ferida.
      Em menos de 7 minutos diz tudo.
      https://www.youtube.com/watch?v=cxUuU1jwMgM

      Eliminar