domingo, 26 de fevereiro de 2017

A Menina Quer Isto LXXXIV

Isto agora não pára com coisinhas que a menina quer. Acabei de saber agora pelo Facebook do próprio autor que este livro, tão esperado e tão desejado, já se encontra à venda:


Como podem ver, já está à venda aqui e em promoção pelo que não há desculpas possíveis.

A. M. Pires Cabral é autor de vários outros livros como o romance O Cónego, um dos melhores livros portugueses que já li e que aconselho a todos, O Porco de Erimanto, Os Anjos Nus, A Navalha de Palaçoulo (todos estes publicados pela Cotovia), A Loba e o Rouxinol (Círculo de Leitores), O Diabo Veio ao Enterro e Aqui e Agora Assumir o Nordeste (Âncora). Tenho ainda uma edição de O Homem que Vendeu a Cabeça, de uma editora de que não recordo o nome. E agora uma confissão: tenho todos estes livros do autor, mas não os li todos. Porquê, se gosto sempre tanto do que escreve? Porque faço com os seus livros aquilo que faço com os do Saramago: vou guardando para ler aos poucos. São sempre tão bons que não quero perder em pouco tempo o prazer da primeira leitura. Sim, há sempre a hipótese de os reler, de voltar a eles as vezes que quiser, mas a primeira leitura, e a surpresa sempre agradável que permite, não se repete e por isso é um gosto que se vai saboreando aos poucos para que não desapareça de uma só vez. 

A menina quer isto e sugere isto aos «quixoteiros» que se passeiam por estas paragens. Ainda não li os contos de Singularidades, mas duvido que desiludam. São de A. M. Pires de Cabral e isso é garantia de qualidade. 

Boas leituras!

6 comentários:

  1. Já está na lista :)Vi no facebook da Cotovia, não tenho conta mas consigo aceder às páginas das editoras. Fiquei muito contente.
    Também eu vou poupando livros, por muito que os queira ler. De Teresa Veiga ainda tenho três, passam-se décadas entre livros. Há que poupá-los. Faço o mesmo com Saramago e com Némirovski. Do primeiro ainda tenho vários mas de Némirovski só tenho dois para ler, "Suite Francesa" e "O caso kurílov". Os escritores que nos são caros deviam ser imortais. Não compreendo por que motivo não o são.

    Queria ter-te perguntado no post sobre Pirandello e acabei por me esquecer, já leste "A consciência de Zeno"? É de um escritor italiano, Italo Svevo. Li-o há alguns anos e gostei bastante. O livro parece não ter nada de especial, o protagonista tem inúmeros defeitos (de resto, como todos nós), no entanto, leva-nos a pensar no sentido da vida e sobre a falta de instruções e fórmulas para atingirmos a felicidade. Há muito sarcasmo e a história é contada de forma original.
    Caso ainda não o tenhas lido pesquisa para veres se te poderá interessar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não li. Tenho-o em edição da Minerva, mas aguarda pacientemente pela sua vez.

      Pois deviam ser imortais, sim. No caso do Saramago ando a poupar as leituras desde que li o primeiro. É tão bom escritor que não quero perder a hipótese de ler livros dele pela primeira vez. Mas, feliz ou infelizmente, não encontrei ainda muitos autores com quem sentisse esta necessidade. O A. M. Pires Cabral é um deles. O Dickens também, embora de modo diferente (o David Copperfield é maravilhoso). Da Teresa Veiga nunca li nada. Sei que pública pouco e não aparece em público, mas nunca li nada dela. Nem vou perguntar se aconselhas porque já vi que sim. 🙂

      Eliminar
    2. A edição que tenho é da D. Quixote com prefácio de Lobo Antunes.
      Bom, os gostos são subjectivos. Eu gosto e aconselho mas receio sempre que não agrade à outra pessoa e que ache o dinheiro mal empregue. Teresa Veiga ganhou novo fôlego com a Tinta-da-China que, para além de capas belíssimas tem um marketing imbatível.
      E como os livros são como as cerejas, pergunto se já leste Graça Pina de Morais, nomeadamente "A origem", editado pela Antígona. Tivesse sido mais burilado e era uma obra-prima. É um livro sombrio mas que muito me agradou.
      Sim, "David Copperfield" é realmente maravilhoso.

      Eliminar
    3. Esse não li e nunca ouvi falar. Vou investigar.
      Tenho alguma curiosidade pela Teresa Veiga pelo muito que já ouvi dizer dos livros dela. Mas como são contos e acabo por adiar sempre a leitura de contos, vou deixando, deixando...

      Eliminar
  2. Obrigada pela dica! Estou a precisar de me reabastecer de livros (=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reabastece-te e inclui o romance "O Cónego" deste autor que não te vais arrepender. 😉

      Eliminar