sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O Roberto - parte 2

É meia-noite e um quarto. A saga "Roberto" teve uma fase mais calma, mas acendeu-se novamente. Por agora ouve-se um "Roberto, não te atrevas!" e um "Roberto, queres que eu te falte ao respeito?". Ah, e já me esquecia: "Roberto, estás-me mesmo a tirar do sério. Tu tiras-me do sério, c******!". O tom de voz está em crescendo.

Por aqui chego à conclusão de que se tivesse uma nota de cinco euros por cada vez que a-moça-que-podia-ser-um-gritador-azeiteiro-em-Hogwarts diz um palavrão ou o nome do Roberto, já podia estar a comprar a secção de literatura estrangeira da Fnac, uma Bimby e três quilos de cerejas do Fundão em época alta. Oportunidades perdidas, é o que é.

6 comentários:

  1. Ui, já passei pelo mesmo.
    Mas a diferença era a proximidade. Apartamento ao lado... a "senhora" falava sempre ao telemóvel no quarto logo ao lado do meu.
    Ele não era Roberto, mas FIlipe. Que tinha mulher e filhos mas que tinha por amante esta "senhora" brasileira. Eram discussões de horas e de gritos valentes. Para além do mais, cheguei a tocar à campainha às tantas da manhã para ela parar com o berreiro de quando estavam na cama.
    Horrível. Boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo, esse filme ainda é pior do que este! As pessoas não têm noção nenhuma, é incrível. No dia em que escrevi esta quixotada até me ri porque estava acordada, mas esta menina, numa outra ocasião, já me arruinou uma noite de sono. Parecia uma explosão violenta a começar a meio da noite: "Roberto!!!". Devemos ter sido muito más na outra vida. **

      Eliminar
    2. Indubitavelmente terei sido ruim.
      Eu, pessoa que não se interessa minimamente pela vida alheia, fiquei a saber de tudo. A alcunha do Filipe era Lipinho. Ela era delegada de propaganda médica e ele médico. Regra geral as discussões eram sobre o tempo que ele passava em família (!). As prendas que ele não lhe dava, comparativamente com as que dava à mulher.
      Regressando ao post das leituras deste ano, deixa-me dizer que estou a adorar "Em busca do tempo perdido". Leva tempo e paciência, há que reler algumas frases mas vale muito a pena. A partir do momento em que encarrilhamos com a escrita, entramos em velocidade cruzeiro. Faltam-me 3 anos para os 30, mas degustar a leitura desta obra não me parece que tenha a ver com a idade. Acho que gostarás. A edição que tenho é a de capa dura, que foi cara, na altura os livros iam de 30 a 36 euros. Esta edição é mais barata e com a mesma qualidade. Fizessem o mesmo com os 88 volumes de A comédia humana e era feliz.
      Há um livro, clássico espanhol que adorei e me esqueci de te sugerir. "A corregedora", de Alas. No género de Bovary e Karénina. O livro não teve reedição desde a primeira publicação há 30 anos, todavia o que não falta é lixo a ser publicado. Sinal dos tempos.
      Comprei-o via olx por menos de 10 euros. Muito bom e complexo, com vertente religiosa pelo meio. Clássicos são clássicos, como se sabe.
      Um outro clássico russo é "Oblomov". Genial.

      Eliminar
    3. Esta gente não percebe que com a peixeirada acaba por partilhar a vida toda com o mundo? Note-se que o mundo não quer saber da vida deles para nada, mas tem de aguentar. É o que acontece com a tarada pelo Roberto. Cada vez que se chateia com ele, o universo tem de ouvi-la ameaçá-lo e gritar ao telefone. É preciso ter paciência...
      Tenho mesmo de dar outra oportunidade ao Proust. E também concordo com o que dizes sobre a “Comédia Humana”. De vez em quando lá arranjo uns volumes velhos em segunda mão e até bato palminhas!
      Penso que tenho o “A Corregedora”, em espanhol, no Kindle. Tenho de o ler. Do “Oblomov” já ouvi falar, mas não tenho e não sei o que conta. Mas já que o sugeres, chegarei a ele. Obrigada pelas dicas! :)

      Eliminar
  2. "ROBERTO PATRÍCIO! COMO TE ATREVES A ROUBAR A MINHA PACIÊNCIA?! ESTOU ABSOLUTAMENTE ENJOADA! TODOS OS DIAS ENFRENTO UM INQUÉRITO DE UM VIZINHO DIFERENTE E É TUDO CULPA TUA! SE VOLTAS A PISAR O RISCO, ARRASTO-TE DIRECTAMENTE ATÉ À CASA DE UMA DAS RUAS P****! E diz à tua irmã que estou muito contente por ela ter conseguido entrar no curso que ela queria. Estou muito orgulhosa."

    Não devias ter-te referido à criatura como a-moça-que-podia-ser-um-gritador-azeiteiro-em-Hogwarts. Não consegui resistir xD
    ****

    ResponderEliminar