sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Não é estúpido: é tradição

Vivemos num país onde matar touros na arena não faz mal... é tradição. Vivemos num país onde colocar um gato vivo dentro de um pote de barro no cimo de um poste ao qual se pega fogo não é estúpido... é tradição. Vivemos num país onde, num certo lugar, o Dia de Reis é o dia em que se dão cigarros às crianças para fumarem, mas não é criminoso... é tradição.

Infelizmente, estas e outras quejandas tradições dizem muito sobre nós. Infelizmente, também, não dizem nada, mas nada de bom.

1 comentário:

  1. Também vi a reportagem sobre no dia de reis darem cigarros aos miúdos que, achando que são considerados como adultos, estavam todos contentes. Os presentes adultos desculpavam este comportamento com o típico "é tradição, fizeram o mesmo connosco".
    O que as pessoas não entendem é que esse do "é tradição" não é (ou não deveria ser) desculpa para fazer coisas estúpidas, aberrantes e que, noutras situações que não "tradição", seria sancionadas severamente pela lei. Há uma ideia geral que "ser tradição" é forma de desculpar comportamentos desviantes. Para mim não e, enquanto as mentalidades não mudarem, vai continuar a haver crimes praticados em nome "da tradição".
    ****

    ResponderEliminar