sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Quereis dormir? Quereis?

Se quiserdes dormir, meus senhores, lede os contos do senhor Andersen. Os contos são bons, alguns deles até são já sobejamente conhecidos (e altamente destruídos pela Disney), mas as descrições, sempre tão semelhantes de uns contos para os outros têm um efeito directo sobre a nossa capacidade de adormecer. Por isso ao fim de dois contos e meio, o mais natural é estarem já a ver a pequena sereia em cima de um cisne que voa directa para a torre onde está a princesa à espera de ser resgatada... mas nos vossos sonhos. Aconselho vivamente!



Nota: Mas não me interpretem mal: o regresso à infância que estes contos permitem, tornam-nos valiosíssimos. Além disso, ler as versões originais de contos que muitas vezes nos surgem completamente mastigados e cuspidos a cor-de-rosa é óptimo. Esta edição é gigante e pesadíssima, por isso lê-la é um desafio à gravidade, mais ainda quando alguns dão sono. Mas é uma leitura que vale a pena.

5 comentários:

  1. Hoje, em conversa com um amigo alfarrabista (que foi durante grande parte da vida restaurador/carpinteiro e que descobriu a sua vocação quando começou a comprar móveis que traziam livros dentro - estou a exagerar na descrição mas é um bocadinho assim) descobri que ele tem um blogue, para além da loja física. Lembrei-me que talvez gostasses de espreitar:
    https://livrosusadosantigosraros.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basicamente ele fez o que eu gostaria de fazer, ainda que saiba que abrir livrarias ou alfarrabistas não é propriamente abrir um negócio muito rentável. Mas era mesmo isto que queria e gostava de conhecer alguém que tivesse passado por isso para perceber o que é preciso, como se passa da teoria à prática... Obrigada pelo link. Já andei por lá a espreitar. :)

      Eliminar
    2. O espaço é simpático, se um dia vieres a Vila Praia de Âncora, levo-te lá :)

      Eliminar
  2. Eu tenho uma versão bem mais pequena (e com menos contos, claro), na minha estante. Também já tenho essa debaixo de olho =) Estou muito curiosa para ler a versão original dos contos dele, apesar de já conhecer a da Pequena Sereia, a Menina dos Fósforos (a qual me dá calafrios) e já ter lido, em inglês, a Rainha das Neves, assim como também conheço os traços gerais dos contos dele. Está na minha (gigantesca) to-read list. Daqui a dez anos deve conseguir pegar-lhe, vamos pensar positivo =P
    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mesma editora tem um calhamaço também com os contos dos Grimm. Está para ali e já li uns quantos. Aquilo é terror puro! Mas é óptimo ler os contos originais, sem a limpeza " a la Disney".

      Eliminar