domingo, 17 de janeiro de 2016

Das bibliotecas privadas e de Dom Quixotes

No blogue "Horas Extraordinárias" li há dias um post sobre um artigo de Pacheco Pereira sobre o fim das bibliotecas privadas. Entretanto fui procurar o texto em questão e tenho de assinar por baixo das palavras do autor. De facto, e pelo que vou vendo, as bibliotecas privadas estão em extinção entre os mais jovens. É normalíssimo pessoas da minha idade, um pouco mais velhas ou mais novas, não terem livros em casa ou, tendo, nunca os abrirem. Já falei no blogue sobre isso, sobre como me choca a falta de leitura nas pessoas da minha geração, sobretudo entre aqueles com quem partilho a profissão. Continuo a não compreender como possam existir professores que passam um ano inteiro sem ler um livro (e que ainda acham estranho que haja alguém que continuamente carregue e leia novos livros, como se estes leitores fossem bichos do mato a viver num tempo fora do tempo).

Diz José Pacheco Pereira que, apesar de poder ser por agora apenas uma impressão, cada vez menos os jovens querem ter livros em casa e, por isso, as bibliotecas privadas vão desaparecendo. Mesmo quando herdam livros, muitos ficam sem saber o que fazer com eles. Diz ainda que por vezes também sucede existirem as tais bibliotecas privadas, mas "mortas". Como? É fácil: uma biblioteca, digo eu, deve ser mais do que um armazém de livros, pois para isso qualquer caixote ou estante esquecida a um canto servem. Para estar viva tem de ser lida e constantemente enriquecida com novos títulos. É muito fácil ficar com os livros do avô ou da avó e nunca olhar para eles, mais do que se olha para um quadro na parece. Os livros são de outra ordem, parece-me: pedem mãos que lhes toquem, olhos que os devorem, colos onde se esqueçam depois de terem sido lidos durante algumas horas.

Infelizmente, não dispomos hoje do tempo que, como diz Pacheco Pereira, há quarenta anos se dedicava à leitura. Tomara eu encontrar duas horas seguidas de um dia normal para poder ler apenas! A vida mudou e hoje as solicitações são imensas: os livros acabam por sofrer com essa falta de tempo. Ainda assim, todos conseguimos, não as duas horas para ler Balzac, mas algum tempo diário para ler bons livros, para nos apropriarmos do que de bom nos foi deixado por outros no que às letras diz respeito.

Quanto a mim, cumpro a minha parte: vou lendo e comprando, vou folheando, vou vendendo o que já não me interessa manter e vou cuidando dos meus livros. Serei, como disse, bicho raro, principalmente porque para muitos, ter tantos livros aos trinta anos é estranho. Não me importa, pois faço aquilo de que gosto. Preocupa-me, no entanto, que em tempo de selfies, YouTube, Facebook e outros que tais, a leitura tenha ficado tão esquecida para tanta gente. Agora o importante é estar ligado a tudo e todos, ler todos os posts que vão aparecendo, comentar tudo (até o que não merece comentários) e ir lendo o que a internet vai sugerindo. Lê-se muito, sim, mas isso não é ler um livro, não é ginasticar o cérebro com um enredo, com uma acção que nos obrigue a pensar, a tomar posições. Não é apreciar a qualidade estética de um autor, perceber que um texto é bom porque o autor recorre a este ou àquele processo narrativo, porque usa este ou aquele recurso expressivo para obter a imagem que deseja passar ao leitor. Para muitos isto é pouco, mas a verdade é que este "pouco" faz-nos tão bem. Mesmo num mundo cheio de ecrãs que nos chamam a toda a hora com o seu canto de sereia, regressar ao papel, ler com a concentração que ele nos permite, conhecer novos heróis, novas histórias, outros tempos, passados ou futuros, imaginações alheias, é delicioso. É inacreditável que a vida seja tão curta e que tantos passem por ela sem apreciarem devidamente este presente glorioso que nos oferece. Mais extraordinário ainda é que nunca percebam a falta que a leitura de um bom livro faz e que ainda vejam como estranho quem faz o contrário. Nós, os Dom Quixotes dos livros e das bibliotecas privadas, assobiaremos para o lado e continuaremos a nossa viagem por séculos passados, dando pulinhos a realidades distantes da nossa, lutando contra os moinhos de vento que agitam furiosamente braços que não reconhecem o peso de um bom livro.

1 comentário:

  1. Realmente, também tenho essa impressão. Cada vez mais as pessoas lêem menos, e isso reflecte-se nos mais novos, que têm neles exemplos. O digital é mais atractivo do que um monte de folhas cheio de letras... e sem desenhos! É um fenómeno que devemos combater, não porque devemos ser todos bookaholics, mas porque devemos combater a iliteracia. A vida online é mais interessante (e confesso que me ajudou a encontrar outros leitores como eu, que na vida analógica, para mim, isso é bastante difícil), mas é muito difícil nos "desligar-mos" dela. Estamos sempre disponíveis, ou pelo menos, dá a ideia de que devemos sempre estar disponíveis.
    ***

    ResponderEliminar