terça-feira, 24 de junho de 2014

Hipócrita

Entro eu no autocarro e sento-me no único lugar vago que vi. Ia a falar ao telemóvel e levava alguns objectos na outra mão. Logo na paragem seguinte entram duas senhoras idosas. Uma delas sentou-se no lugar imediatamente à minha frente, que entretanto vagara. A outra ficou de pé, pois não havia lugar.
 
Como ia ao telefone e de mãos ocupadas, não me levantei logo para ceder o meu lugar à senhora, mas fi-lo mal desliguei a chamada. Neste espaço de tempo passaram umas três paragens. Quando desliguei a chamada, toquei no braço da senhora e disse-lhe para sentar-se ali. Primeiro não quis, depois perguntou-me se ia sair na próxima paragem, ao que respondi que não, mas que ela podia sentar-se na mesma. Acabou por aceitar.
 
Resta-me dizer-vos que enquanto isto tudo acontecia, um dos lugares perto da senhora ficou vago e uma senhora africana (embora pudesse ser qualquer outra coisa que isso para aqui não faz grande diferença) com um terço da idade da senhora, vendo a idosa, preferiu sentar-se sem sequer perguntar se esta queria o lugar. Quando, enfim, a senhora se senta no lugar onde eu estava, uma retardada mental (que não tem outro nome) e que estava ali ao lado diz «Eu já ia levantar-me.». A isto só consegui responder «Ia, ia...». E começou a ladainha do «Mas eu tenha uma ursa numa perna, mas ia já levantar-me.»
 
Meu monte de esterco que desperdiça diariamente oxigénio precioso para gente como deve ser, cala-te! Não deste o lugar a uma senhora que tinha idade para ser tua bisavó, ao menos tem a decência de calar essa boca porca e de parar de fingir que és boa pessoa. Se tu tens uma ursa numa perna, eu sou um carneiro doutorado! O que tu tens é uma falta de educação elevada a potências astronómicas, conjugada com uma falta de civismo que merecia muita porrada nesse lombo. Enquanto eu não me levantei, tiveste muito tempo para o fazer e se não o fizeste é porque és uma ranhosa de peida larga incapaz de respeitar a idade dos outros, mas muito capaz de fazer uso das tuas miseriazinhas (que sabe Deus se são verdade) para justificar os teus atos merdosos. Aliás, toda tu és merdosa.
 
Sim, fiquei enraivecida com isto. Não me importo de dar o meu lugar a quem precisa, mas que não venha nenhuma nojentinha depois com hipocrisias do tipo «Eu ia levantar-me.» quando não o fez porque não quis. Gente desta merece merda. Ou melhor: gente desta É merda.

Sem comentários:

Enviar um comentário