sábado, 24 de maio de 2014

"Asnices"

Na página da revista Caras e sobre os Globos de Ouro aparece um texto sobre o Globo De Ouro de Mérito e Excelência entregue no passado domingo. Deixo-vos um excerto copiado dessa página e que diz respeito às palavras proferidas por um dos membros da banda Xutos & Pontapés, a "personalidade colectiva" que recebeu a distinção. 

Queria agradecer ao Dr. Pinto Balsemão, à SIC e à CARAS por este prémio tão distinto que nos faltava na nossa carreira. Estes 35 asnos não teriam sido possíveis sem os nossos fãs, porque nos apoiaram nos momentos difíceis e nos momentos grandes como os de hoje” (sublinhado meu)


Eu não acredito que o membro da banda tenha dito "35 asnos", mas é o que aparece escrito e ninguém corrigiu. E por azar, a gralha caiu em cima da palavra "anos", transformando-a num sinónimo da palavra "jumento" ou "burro". Os Xutos dão-nos boa música há trinta e cinco anos. Para aqui não entram asnos, nem burros, nem jumentos, nem nada. 

Rever o que se escreve é tão importante quanto o próprio acto de escrita. Mas hoje em dia parece um luxo...

1 comentário:

  1. Numa conversa com uma ex-jornalista, a mesma disse que a profissão de revisor textual nos jornais já não existe. Foi extinta. Agora só há a de jornalista/repórter (ou lá como se chama quem escreve os artigos) e editor final da noticia (creio que é o editor de formatação).

    Talvez a profissão ainda fosse precisa mas todos confiam imenso nos revisores automáticos.

    ResponderEliminar