sábado, 8 de fevereiro de 2014

A Menina Quer Isto XLV

A menina ontem entrou na Fnac e, se já tinha um amor desejado, agora tem dois, como o Marco Paulo. Portanto, se já queria as memórias de Joaquim Paço D'Arcos, continuará a querer porque os quarenta e três euros pedidos por aquele pomposo e apetitoso volume estão, por estes dias, fora de questão. Até eu acho obsceno pedir tanto dinheiro por um livro como aquele. Não digo que não tenha qualidade para isso, digo apenas que, ainda que seja um livro extenso e de capa dura, parece-me que nos dias que correm pedir mais de quatro dezenas de euros pelas memórias de um escritor é meio caminho andado para vender apenas um exemplar (o do do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, bem entendido). Num país onde se lê pouco e onde não se compram muitos livros, o preço torna-se importante. Gosto de acreditar que as editoras sabem colocar preços em livros, porém não é raro acreditar que ficam loucas na hora de apreçar um livro novo que até pode ter alguma procura. Quarenta e três euros pelo livro que tive ontem na mão é muito dinheiro. Já paguei muito menos por edições ilustradas e de luxo do Quixote. Parece-me, sobretudo, um preço desadequado tendo em conta os muitos livros que, não sendo as memórias do Joaquim Paço D'Arcos, com elas podem concorrer junto dos leitores. Gostava, todavia, de saber como correrão as vendas deste dispendioso volume à Guimarães Editora. Estarei, também, atenta para ver que rumo tomará o preço do livro. Adorava vê-lo na estante cá de casa, mas por tanto dinheiro não.

Ora, nesse mesmo passeio à Fnac, cruzei-me com a Antologia Poética de Miguel Torga e pensei "Pronto, já me tramei: a menina também quer isto.". E quer! Mas talvez aguarde pela Feira do Livro (embora, a julgar pela chancela que a publica, não me pareça que o preço vá baixar por aí além...). Enfim, resta-me esperar para ver o que acontece e se estes dois se mudam cá para casa em 2014 sem que eu abra falência. Deixo-vos as capas, saídas, como sempre, da página da Wook.




Sem comentários:

Enviar um comentário