terça-feira, 2 de outubro de 2012

Modas

Eu não percebo nada de moda e admito-o. A minha vida é arranjar uma camisola que combine com o casaco que quero vestir, já que da cintura para baixo uso sempre calças de ganga (e, uma vez por outra, uma saia). Depois de montar este difícil puzzle cromático, é só enfiar uns sapatos que isso tenho com fartura.
 
Contudo, mesmo não percebendo nada de moda, consigo perceber quando alguém teve uma ideia pouco luminosa na hora de comprar alguma peça ou de a vestir. Ora, hoje vi um desses casos. Cruzei-me com uma senhora jovem que vestia um fato de casaco e calças, sendo que estas eram vincadinhas e tudo. Vai daí e o que faz ela? Enfia as botas por cima. Ora, como as calças dos fatos não são propriamente conhecidas por serem estreitas, o resultado foi uma boa quantidade de tecido enrolado acima do fecho das botas. Era uma coisa semelhante ao agricultor que enrola a parte de baixo das calças ao enfiar as galochas. O resultado, no caso do trabalhador agrário, é perfeitamente compreensível e perdoável. No caso do fato custa a entender.
 
Já que estou numa de tratamentos da indumentária que me custam a perceber, aqui vão mais alguns:
 
- Mas o que é isto de agora ser moda os calções serem tão curtos que se vê o forro dos bolsos? Isso é bonito em algum dos planetas desta galáxia? É a coisa mais foleirona que o mundo já viu, no entanto a moda anda a pôr as meninas em polvorosa. Felizmente os dias de chuva da última semana amainaram um pouco a mania de aliar a roupa excessivamente curta à exibição do forro da mesma. Já custava a aguentar ver meninas a caminharem para as escolas naqueles preparos.
 
- Alguém me diz em que mundo fica bonito vestir leggings a fazer de calças e com a camisola dentro das mesmas? É coisa que fica mal em meninas mais cheias e nas meninas mais magras também não cai nada bem. Que ideia é aquela?
 
- Em 1989 a minha mãe aplicava golinhas de algodão aos meus fatinhos de lã e eu gostava. Dizia que ficava mais bonita. Agora, mais de vinte anos depois, existem colares com o formato de golas e palavra de honra que não entendo de que forma pode isso ser uma tendência a seguir. Colares mais largos até admito, mas colares com o formato de gola, santo Deus!
 
- Sapatos com um formato tipicamente usado por homens que gostam de ter matacões nos pés a serem usados por meninas. Depois, para disfarçar, as marcas acrescentam umas pedrinhas e afins. Consegui tolerar os modelos oxford do ano passado, mas as invenções deste ano metem medo! É cada tijolo que assusta. Ora vejam lá este parzinho da Zara...
 
 
Caso eu esteja terrivelmente enganada digam. Gostos não se discutem, bem sei, mas podemos sempre trocar dois dedinhos de prosa e podem também tentar convencer-me de que eu é que padeço de um terrível mau gosto.

2 comentários:

  1. Concordo com tudo, os sapatos são realmente horrorosos... não percebo como é que há muito boa gente que os adora.

    ResponderEliminar
  2. eu e a moda, tal e qual. mas aquilo que mencionaste é coisinhas que não entendo, para além dos calções teres os forros dos bolsos á mostra também mostram o rabo, um exagero e bonito não tem nada. quanto aos sapatos, acho-os horrorosos, e isto está a ser uma moda que nem sei.. e as golas é coisinha que não percebo, é para tapar o frio deve ser.

    enfim..

    ResponderEliminar