quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O parágrafo

Já li muita coisa. Já conheci livros muito bons, outros mauzinhos, já li frases mal escritas, já li frases extraordinariamente bem pensadas. Li algumas das melhores coisas que a literatura já produziu. Li aquele que é e provavelmente nunca deixará de ser o livro da minha vida. E li o parágrafo que mais me emociona e que me parece, de entre tudo o que já tive a oportunidade de ler, o mais perfeito de todos.
 
Há alguns anos li o livro Platero e Eu, de Juan Rámon Jiménez, vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 1956. Lembro-me de ter ficado muito comovida com aquela prosa poética onde o narrador falava do seu burrinho chamado Platero, utilizando metáforas de uma beleza indescritível. Ainda cheguei, durante a Licenciatura, a reler o livro para um trabalho que, por motivos alheios, nunca vim a apresentar. Depois passei anos sem voltar a pegar naquele texto, não voltei a lembrar-me de Platero, não tornei a reler o parágrafo mais bonito que os meus olhos já viram.
 
Esta semana encontrei o livro num alfarrabista que o vendia por um euro. Trouxe-o para casa, embora tivesse já uma edição desta obra. Sucedia que esta era ilustrada e muito, muito bonita. Ao folheá-la para ver todas as imagens que a decoravam, deparei-me com o tal parágrafo e resolvi deixar-vo-lo aqui. Esta podia bem ser uma daquelas quixotadas com o título «A Menina Sugere Isto», de tão bonito que é o livro, de tão diferentes que ficamos depois de o termos lido. Espero que este parágrafo, que tanto me aquece o coração, seja tão apreciado por vocês como foi por mim e espero, também, que esta quixotada vos leve a procurarem conhecer Platero, o burrinho mais doce que a literatura já viu.
 
 
«Sim. Eu sei que, ao cair a tarde, quando, entre os verdilhões e a flor das laranjeiras, chego, lento e pensativo, pelo laranjal solitário, ao pinheiro que lamenta a tua morte, tu, Platero, feliz no teu prado de rosas eternas, me vês parar junto dos lírios amarelos que brotaram do teu coração decomposto.»

 

1 comentário:

  1. tão bonito e doce esse excerto. :) podias fazer uma rubrica "a menina sugere isto".
    :) Beijinho

    ResponderEliminar