domingo, 1 de julho de 2012

Farras grandes, gente pequena

Ontem de manhã fazia eu o meu costumeiro zapping matinal quando, no canal TLC, me deparo com um programa intitulado «Outrageous Kid Parties». Ora muito bem, em que consiste tal preciosidade? Em nada mais, nada menos do que mostrar pais enlouquecidos a gastar quantias de dinheiro astronómicas para organizarem festas de anos ou de celebração de qualquer porcaria para os seus extremamente e nojentamente mimados rebentos. A coisa é descabida ao ponto de uma mãe, como vi no episódio de ontem, querer proporcionar uma festa de arromba ao filho de cinco anos pelo simples facto de este ter completado a pré-primária. Afirmava que em cinco anos (os tais cinco anos de vida) ele tinha atingido vários objectivos, tais como aprender a escrever o nome e a contar até cem. Merecia, por isso, uma festa das grandes. E o orçamento para a dita? Havia, mas era de doidos: uns meros trinta mil dólares.

A festa foi uma coisa inacreditável. Só o tamanho do bolo era duas vezes o miúdo anfitrião. Tinha o formato de um dragão e, como o principezinho exigira, deitava fogo pela boca. Mas eis que o pequenito chora desiludido: pedira um bolo com a forma de um dragão que deitasse fogo E FUMO pela boca. E, efectivamente, fumo não deitou. Depois de um tão grande desaire, era acabar logo ali com o evento, se não com a própria vida!

Enfim, é ver para crer. Felizmente a sanidade mental ainda me chega para concluir que hoje em dia tudo serve para fazer um programa de televisão e que vê-lo não nos deve consumir mais do que o tempo de engolir o pequeno-almoço (e mesmo isso é muito...). Além disso, a ser verdade o que ali aparece, é vergonhoso e negativo para as próprias crianças que se dispendam tão altas quantias de dinheiro em festas infantis. Se hoje os pais lhes podem dar aquele luxo e exagero todo, talvez um dia não possam. E depois, como será?  São coisas como estas que têm dado cabo das cabeças de muitos meninos, mesmo por cá. Conheço alguns que já tiveram tudo, mesmo o que era exagerado e que, com esta crise, o perderam. Desampararam-se, andam sem rumo, não sabem entender a nova vida que têm. Por isso, mais do que um mau programa de televisão, aquilo é um exemplo de tudo o que não se deve fazer, se o que se espera é criar meninos com bons valores e noção da realidade.

2 comentários:

  1. é uma triste realidade e não faz sentido nenhum gastar rios de dinheiro numa festa que a criança não dá valor e não entende o sentido.:/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar valor até dá. Agora, não lhe dá de certeza o "real valor" porque de tão astronómico é difícil de conceber até para um adulto, quanto mais para um miúdo. Creio que isto também gera uma má relação das crianças com o dinheiro. Mas, enfim, isto é fruto daquela ideia muito presente que muitos pais vão tendo de que têm de dar TUDO aos filhos, sem ver se caem no exagero ou não.

      Eliminar